Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

domingo, 13 de março de 2011

Terremoto é a maior crise do Japão desde a Segunda Guerra



13 de março - Uma combinação de imagens de satélite mostra a cidade de Sendai antes e depois da tragédia 
Fonte: Portal Terra

Às 14horas 46minutos (horário local; 2h46 em Brasília) de sexta-feira, dia11de março, um terremoto de 8,9 graus de magnitude atingiu o arquipélago do Japão. Foi o mais forte terremoto registrado no Japão e o sétimo na história do mundo.O tremor foi o 7º pior na história, segundo o Serviço Geológico dos EUA, agência americana que monitora terremotos, e também o pior já registrado no Japão. Ele foi seguido de mais de duas centenas de réplicas superiores a 5, várias delas sentidas pela população.

O premiê do Japão, Naoto Kan, disse neste domingo (13/o3/2011) que o país enfrenta a sua maior crise desde a Segunda Guerra Mundial, dois dias depois do forte terremoto de magnitude 8,9 que atingiu a costa do país e gerou um devastador tsunami, que matou centenas de pessoas.

Kan também afirmou que ainda é rave a situação na usina nuclear de Fukushima 1, que corria risco de sofrer outra explosão.
O país enfrenta cortes de eletricidade em grande escala após o sismo, pois a tragédia causou a paralisação de várias usinas nucleares.
O premiê também aprovou um plano de racionamento de energia elétrica, que deve começar nesta segunda (14/03), para evitar interrupções de grande escala na distribuição. 

Veja nestas fotos a proporção dos estragos no Japão.


O forte terremoto que atingiu a costa nordeste do Japão na sexta-feira (11/03), gerou um tsunami (onda gigante com potencial destrutivo) que devastou cidades, arrastou prédios, casas, carros e navios.Também uma usina nuclear foi abalada pelo terremoto e sofreu uma explosão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário