Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

terça-feira, 22 de março de 2011

Dia Mundial da água

A ONU criou um dia especial para discussões sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural, a água, em 22 de março de 1992.
 A razão para se criar este dia, é que cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo). Grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem.
Poderá faltar, num futuro próximo, água para o consumo de grande parte da população mundial.
 Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.
Em 22 de março de 1992, a ONU também divulgou a “Declaração Universal dos Direitos da Água” . Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.
Mas como devemos comemorar esta importante data?
 Não só neste dia, mas também nos outros 364 dias do ano, precisamos tomar atitudes em nosso dia-a-dia que colaborem para a preservação e economia deste bem natural.
Sugestões: não jogar lixo nos rios e lagos; economizar água nas atividades cotidianas (banho, escovação de dentes, lavagem de louças etc); reutilizar a água em diversas situações; respeitar as regiões de mananciais e divulgar idéias ecológicas para amigos, parentes e outras pessoas.
A água é um bem precioso e insubstituível. É um elemento da natureza, um recurso natural.
 Na natureza podemos encontrar a água em três estados: sólido (gelo), gasoso (vapor) e líquido.
 Ainda classificando a água ela pode ser: doce, salobra e salgada.
Use a água racionalmente...

Nenhum comentário:

Postar um comentário