Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DICAS para 2010


Queridos alunos:
Para iniciarmos este ano letivo de 2010, gostaria de lembrar, de sugerir algumas dicas para que nossas aulas e consequentemente a construção do teu conhecimento sejam excelentes.
Aí vai:
Como tornar mais produtivo o teu estudo:

2- Assuma a responsabilidade de ser estudante:
Vá à escola todos os dias, preste atenção nas aulas, estude em casa, faça o dever, tire suas dúvidas com o professor, respeite os funcionários da escola e os colegas, e observe as regras. Ser bom aluno e gostar de aprender são ações importantes, que vão te ajudar a ter um projeto de vida e a realizá-lo!
3- Não abra mão de teu direito de aprender:
A escola tem o dever de ensinar. Para saber o que você vai aprender ao longo do ano, peça ao diretor conhecer a proposta pedagógica. Acompanhe seu cumprimento. Pergunte sempre que tiver dúvida. Busque ir além do conhecimento transmitido em sala de aula. Seja curioso. Pesquise. Reflita. Questione. Discuta.
4- Leia bastante:
É muito importante que você saiba ler bem, isso vai te ajudar a aprender muito, sobre muitos assuntos, e pela vida toda. Procure livros, revistas, jornais sobre temas que te interessam. Frequente bibliotecas, elas costumam ter acervos ótimos, e bem diversificados. Não adianta a gente só aprender a ler e escrever. Para ler bem, é preciso ler muito, ler sempre, sobre vários temas.
5- Faça o máximo para não repetir de ano:
Se você tiver dificuldades na escola, converse com seus pais, com seus professores ou com o diretor, explique que está com problemas e defina, com eles, a melhor maneira de recuperar o tempo perdido. Quem sabe, você precise de algumas aulas de reforço, leituras extras, alguns exercícios a mais. O importante é tentar resolver as dificuldades ao longo do ano, com o apoio dos professores, e fazer o máximo para não repetir de ano.
6- Converse sobre a escola com teus pais:
Converse com sua família sobre o seu dia a dia na escola. Você não precisa falar só de notas ou das dificuldades e problemas: você pode contar para eles o que está aprendendo, pode ensinar a eles coisas novas, dizer como são as aulas e os professores, se os seus colegas são legais, de quais matérias você mais gosta. Divida com eles suas experiências escolares, vitórias, dificuldades e expectativas. Assim, eles poderão te ajudar a alcançar os seus objetivos e superar as dificuldades que aparecerem.
7- Cuide de tua saúde:
Você sabia que parte dos alunos que têm dificuldade de aprender tem algum problema de visão ou audição? Fique atento! Se você não enxerga bem o quadro verde, se as letras ficam embaralhadas no papel, é muito mais difícil prestar atenção e aprender a matéria. A mesma coisa acontece com a audição: quem não ouve direito perde a chance de entender o que o professor explica e acaba ficando desmotivado. Se você tem dores de cabeça freqüentes, dores de ouvido, se não consegue ler o nome do ônibus ou uma placa de trânsito, converse com seus pais e peça que eles te levem ao posto de saúde mais próximo. Problemas de visão e audição podem ser tratados e, com isso, você vai conseguir aprender mais e melhor.
8- Ajude teus colegas e outros estudantes:
Se você é bom em matemática ou em alguma outra matéria, que tal ajudar seus colegas e outros alunos nos estudos, dividindo com eles aquilo que você sabe bem? Converse com os professores, com o diretor, com os outros alunos e procure saber como ajudar.
9- Cobre teu direito a uma Educação de qualidade:
Você tem direito, por lei, a uma Educação de qualidade. Portanto, cobre que esse direito seja efetivado. A troca de idéias entre você, seus colegas, as famílias de cada aluno, os professores, o diretor da escola pode ajudar muito a encontrar soluções diferentes para os mesmos problemas.
10- Respeite a equipe de tua escola
Se você quer uma boa escola para estudar, é importante que todos se sintam bem em estar lá. Isso inclui os alunos, os professores e os funcionários. Conheça e respeite as normas, valorize e coopere com o trabalho de todos.
11- Apóie a integração entre escola e comunidade:
Apóie a abertura da escola para a comunidade: organize e participe em eventos de esportes, música, teatro, cinema nas dependências da escola e em horários em que não haja aulas, e incentive seus amigos a participarem também. Quando a escola é pública, ela é de cada um de nós! Dos alunos, de pais, dos professores, dos funcionários. Cuide da escola com o mesmo carinho que você cuida da sua casa e das coisas que você gosta. Afinal, ela é sua também!
Estas dicas também são importantes:
- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.

- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de colegas, amigos,...

- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para lém da escola, por conta própria.
- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.
- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.
(Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)

Então estamos combinados:
Este ano de 2010 será um ano de muita aprendizagem, parceria, criatividade, estudo, participação, etc, etc.

Um comentário:

  1. Recomendações "nota 10", pertinentes para o início do período letivo. Também vou postar no meu blog.

    Abraços!

    ResponderExcluir