Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lições do Rio Grande.


Olá queridos alunos dos 2º anos:

Iniciaremos o ano letivo de 2010 trabalhando com o material elaborado e fornecido pela Secretaria de Estado da Educação do RS.

Os cadernos do Professor, acompanhados dos cadernos do Aluno, são organizados nas mesmas áreas do conhecimento do Referencial Curricular.

As atividades dos referidos cadernos consistem em exemplos de como o Referencial Curricular pode ser implementado em aulas que possam ser motivadoras e atraentes para nosssos alunos.

As grandes competências a serem desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento são: LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS.



PLANO DE TRABALHO COM BASE NAS
"LIÇÕES DO RIO GRANDE"



Escola: Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Disciplina: Geografia
Professor: Maria do Carmo Bigolin
Série: 2ª
Turmas de aplicação: 201, 202, 203, 204, 205
Trimestre letivo: 1º
Previsão de carga horária: 6 horas aula

1- TEMAS ESTRUTURANTES:
As transformações do mundo atual e seus impactos, nos âmbitos local, nacional e mundial. Idéias e ações.

2- COMPETÊNCIAS:
- Contextualizar e reconhecer problemas que afetam a humanidade neste início do século, nos âmbitos local, nacional e mundial;
- Ler de maneira crítica e interpretar textos relativos aos referidos problemas que afetam a humanidade fazendo argumentações a respeito dos mesmos;


3- HABILIDADES:
- Identificar e listar as tensões/ problemas que afetam a humanidade neste início do século em nível local, nacionais e mundiais;
- Selecionar e registrar as informações sobre o tema em diferentes fontes;
- Expressar, relacionar e argumentar os conhecimentos prévios e o cotidiano;
- Ler, analisar e comparar dados;
- Organizar síntese;
- Propor alternativas, utilizando os conhecimentos adquiridos e comunicando-se com coerência e coesão.

4- CONHECIMENTOS/BLOCOS DE CONTEÚDOS:
- Questões (problemas) que afetam a vida do homem neste início do Século XXI em âmbito local, nacional e global nos mais diferentes setores tais como: político, social, cultural e ambiental.
- As relações de poder;
- conflitos;
- Qualidade de vida e sobrevivência dos povos.

5- ESTRATÉGIAS/OPERACIONALIZAÇÃO:
- Aula expositiva interativa;
- Leitura e interpretação em jornais e revistas on line e impressos;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral e comentário sobre os problemas levantados e do âmbito dos mesmos.

6- RECURSOS:
- computadores do Laboratório de informática Educativa;
- sites de busca e de jornais e revistas on line;
- jornais impressos
- livro do aluno;
- revistas ;
- atlas;
- livro do aluno "Lições do Rio Grande".

Um comentário: