Esta é a relação de conteúdos da disciplina de Geografia
para o Ano Letivo de 2010:
ESCOLA: E.E.E. Médio Ruy Barbosa
SÉRIE: 2ª
DISCIPLINA: Geografia
:1. O ESPAÇO DA PRODUÇÃO
a) As atividades industriais;
- Elementos básicos para a industrialização;
- Tipos de indústrias e tecnopólos;
- Os processos de industrialização clássica, planificada e técnico-científica;
- Transformações do espaço;
- Energia.
- Mercado consumidor e mão de obra.
b) Atividades agropecuárias:
- A evolução das atividades agropecuárias;
- A influência das condições naturais e técnicas;
- Os modos e os sistemas de produção.
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:
1.1. Analisar as novas relações entre cidade e campo.
1.1. 2. Compreender os sistemas agrícolas.
1.1.3. Diferenciar a agropecuária dos países desenvolvidos da dos países subdesenvolvidos.
1.1.4. Comparar os modos e sistemas de produção.
1.2.1. Analisar a dinâmica do processo industrial e as diferentes fases.
1.2.2. Caracterizar as concentrações industriais: NPIS, Europa, América do Norte e Japão.
1.2.3. Identificar as fontes energéticas.1.2.4. Conhecer as novas técnicas de biotecnologia
1.1. 2. Compreender os sistemas agrícolas.
1.1.3. Diferenciar a agropecuária dos países desenvolvidos da dos países subdesenvolvidos.
1.1.4. Comparar os modos e sistemas de produção.
1.2.1. Analisar a dinâmica do processo industrial e as diferentes fases.
1.2.2. Caracterizar as concentrações industriais: NPIS, Europa, América do Norte e Japão.
1.2.3. Identificar as fontes energéticas.1.2.4. Conhecer as novas técnicas de biotecnologia
2. O ESPAÇO DA CIRCULAÇÃO E A ECONOMIA GLOBAL:
- aos fluxos comerciais, de transporte e comunicações;
- o Sistema Financeiro Internacional (FMI, BIRD, etc);
- o processo de Globalização esuas implicações;
- Os Blocos Econômicos;
- Sistemas Capitalistas e Socialistas e suas implicações.
- o Sistema Financeiro Internacional (FMI, BIRD, etc);
- o processo de Globalização esuas implicações;
- Os Blocos Econômicos;
- Sistemas Capitalistas e Socialistas e suas implicações.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
2.1. Classificar e comparar as relações comerciais de transporte e comunicações. Determinar as conseqüências provenientes de tais relações
2.2. Reconhecer o Sistema Financeiro Internacional e determinar as conseqüências provenientes de tais relações no contexto mundial.
2.3. Compreender o processo de Globalização e suas implicações no espaço
geográfico mundial (multilateralismo ou regionalização)
2.4. Reconhecer os blocos econômicos. Caracterizar as fases da formação dos blocos
2.5. Comparar as fases do Sistema Capitalista.
Identificar o capitalismo concorrencial monopolista.
Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
Compreender o subdesenvolvimento como conseqüência do desenvolvimento.
Interpretar a Política Neoliberal.
Analisar a evolução do socialismo no mundo.
2.2. Reconhecer o Sistema Financeiro Internacional e determinar as conseqüências provenientes de tais relações no contexto mundial.
2.3. Compreender o processo de Globalização e suas implicações no espaço
geográfico mundial (multilateralismo ou regionalização)
2.4. Reconhecer os blocos econômicos. Caracterizar as fases da formação dos blocos
2.5. Comparar as fases do Sistema Capitalista.
Identificar o capitalismo concorrencial monopolista.
Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
Compreender o subdesenvolvimento como conseqüência do desenvolvimento.
Interpretar a Política Neoliberal.
Analisar a evolução do socialismo no mundo.
3. ASPECTOS DA POPULAÇÃO:
- Estrutura, crescimento e distribuição da população;
- Explosão demográfica X problemas de alimentação;
- Urbanização;
- Hierarquia urbana;
- Conurbação;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
3.1. Analisar o comportamento das pirâmides etárias.Diferenciar o conceito de países populosos de povoados (população relativa e absoluta).Analisar os deslocamentos populacionais ou migratórios
3.2. Comparar as principais políticas demográficas contemporâneas.
3.3. Problemas de infra-estrutura urbana.Impactos ambientais urbanos.Movimentos sociais urbanos.Analisar as diferentes estruturas urbanas.Verificar a problemática do impacto sócio ambiental na rede urbana.Analisar o processo de urbanização em todas as fases de sua evolução.
- Aula expositiva interativa;ESTRATÉGIAS:
- Leitura e interpretação de textos, jornais e revistas on line e impressos;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral;
- Pesquisa bibliográfica;
- Análise e comentários de vídeos e textos;
- Trabalho em grupos:
- Uso de recursos das TIC.
Nenhum comentário:
Postar um comentário