Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Crédito de carbono


No ano de 1997, foi assinado o Protocolo de Kyoto que  serviu para firmar o compromisso, por parte dos países do norte (desenvolvidos), em reduzir a emissão de gases.
Em 2004 ocorreu uma reunião na Argentina que fez aumentar a pressão para que se estabelecessem metas de redução na emissão de gases por parte dos países em desenvolvimento até 2012.
2005 foi o ano que marcou o início efetivo do Protocolo de Kyoto, vigorando a partir do mês de fevereiro. Com a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, cresceu a possibilidade do carbono se tornar moeda de troca. O mercado de créditos de carbono pode aumentar muito, pois países que assinaram o Protocolo podem comprar e vender créditos de carbono.
Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são uma espécie de moeda ambiental criada em 1997 com a assinatura do Protocolo de Kyoto.
Ou, créditos de carbono são certificados que autorizam o direito de poluir.
A criação dos créditos de carbono se deve à preocupação com o meio ambiente por parte da ONU, que decidiu controlar as intervenções e atividades humanas prejudiciais para o clima.





Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser produzido. Para os demais gases poluentes reduzidos, são emitidos créditos chamados “carbono equivalente”.


Saiba mais:
O que é ?  
Valor dos gases: e um vídeo. 
 - Curiosidades


Um comentário:

  1. Parabéns minha colega pela sua dedicação e motivação em continuar inovando o blog com ideias novas e criativas.
    Preciso de sua ajudinha para fazer o que colocou logo abaixo do título.
    bjs

    ResponderExcluir