Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Conhecendo paises.

MAPA POLÍTICO DO CONTINENTE AMERICANO
Agora vamos conhecer um pouco mais sobre uma  parte do continente americano que une a América do Sul a América do Norte,  estamos falando da ...
AMÉRICA CENTRAL.
- É banhada pelos oceanos Atlântico (leste) e Pacífico (oeste).
- Está assentado na Placa Tectônica Caribeana;
- A maioria dos países da América Central tem o espanhol como idioma oficial;
- Muitos de seus países possuem economias pouco desenvolvidas e baseadas na agricultura, turismo e pequenas indústrias;
- Como o mar das caraíbas banha as ilhas da América Central, essa região é conhecida como Caribe.




AMÉRICA CENTRAL 
- Fazem parte da América Central os seguintes países: Belize,  Costa Rica,  El Salvador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Cuba, Dominica, República Dominicana, Granada, Haiti, Jamaica, Santa Lúcia, São Cristóvão e Neves, São Vicente e Granadinas, Trinidad e Tobago.

- Encontramos também  algumas dependências: 
Os Estados Unidos possuem as seguintes dependências: Porto Rico, Ilha Navassa e Ilhas Virgens dos Estados Unidos.
*  A França possui São Bartolomeu e São Martinho. 
* A holanda possui Aruba e Antilhas Holandesas. 
* O Reino Unido possui Anguila, Ilhas Cayman, Monserrat, Ilhas Virgens Britânicas e Ilhas Turcas e Caicos.
- Existem ainda os territórios ultramarinos que não são dependências, mas sim parte do território de outros países que estão situados na América Central. Guadalupe e Martinica fazem parte do território francês. Ilha das Aves faz parte do território venezuelano. Arquipélago de Santo André faz parte da Colômbia.
- O clima tropical é o predominante na América Central;

Mas eu gostaria de destacar e mostrar, para que  vocês conheçam mais, a parte insular da América Central.  Vejam quanta coisa linda, interessante e curiosa essa parte do nosso continente tem para nos mostrar.

AMÉRICA CENTRAL INSULAR

A América Central é dividida em trecho continental e insular. 

 América Central Continental - É uma restrita faixa de terras emersas que liga a América Central à América do Norte e à América do Sul. Nesse istmo estão estabelecidos sete países: Belize, Guatemala, Honduras, El Salvador, Nicarágua, Costa Rica e Panamá. 

 América Central Insular (ou formado por ilhas) grupo de ilhas localizadas no Mar das Antilhas conhecido como Mar do Caribe, que é ramificado em Grandes Antilhas, Pequenas Antilhas e Bahamas. 

Nas Grandes Antilhas estão presentes as nações mais importantes do Caribe tais como Cuba, Jamaica, Haiti, República Dominicana e Porto Rico, que faz parte do controle dos Estados Unidos, apesar disso não possui representantes no congresso. 






As Pequenas Antilhas são compostas por oito nações autônomas: Antígua e Barbuda, Barbados, Dominica, Granada, Santa Lúcia, São Cristóvão, Nevis, São Vicente, Granadinas e Trinidad e Tobago, além de cinco possessões do Reino Unido: Anguilla, Ilhas Cayman, Ilhas Turks e Caicos, Ilhas Virgens Britânicas e Montsserat. Existem ainda duas possessões da Holanda, as Antilhas Holandesas e Aruba; duas possessões da França: Guadalupe e Martinica; e uma possessão dos Estados Unidos: as Ilhas Virgens Americanas

Bahamas  país que tem como capital a cidade de Nassau.
Seu nome é derivado do espanhol bajamar, "maré baixa".
Nome oficial: Comunidade das Bahamas 
Seu território é constituído por um conjunto de aproximadamente 700 ilhas que formam um arquipélago. 
Área - 13. 878 Km2.
Idioma oficial - inglês. 

Geograficamente se encontra no oceano Atlântico, próximo à costa norte americana, no estado da Flórida; ao norte do Haiti e a noroeste de Cuba. 


A maior ilha das Bahamas é a ilha de Andros, no ocidente do arquipélago. A ilha de New Providence, a leste de Andros, é onde se localiza a capital, Nassau, e onde mora cerca de dois terços de toda a população do país. Outras ilhas importantes são a Grande Bahama no norte e Inágua a sul.
O clima tropical e a presença das águas mais cristalinas do mundo, além da abundância de animais marinhos, favorecem o desenvolvimento  do turismo, principal atividade econômica do país. 
Outra fonte de receita para o país está no seguimento financeiro, uma vez que esse é tido como um paraíso fiscal, isso por que as taxas tributárias praticadas são baixas, fazendo com que muitos investidores façam aplicações de capitais no país. 


ANTILHAS HOLANDESAS



Mapa político das Antilhas Holandesas
Também conhecida em Portugal como ilha da Curação;- É a maior ilha do arquipélago das Antilhas Neerlandesas;
- Os nomes dados inicialmente à ilha (1501), Curasorbo e Curasoto, significando, respectivamente, "trago de bebida para cura" e "matagal de cura". Assim se entende a palavra "curação" (arte de curar) e não com o significado de "coração". 
Curaçao
- Outra teoria seria de que o nome tem origem no fato de aí se produzir um licor a partir de cascas de laranja-da-terra, cravo e canela. Os holandeses denominaram assim a ilha por não serem capazes de pronunciar "Ilha da Curação", nome dado originalmente por navegadores portugueses que viram ali a cura de doentes atacados pelo escorbuto. Provavelmente, terão sido salvos pelas vitaminas dos frutos que ingeriram na ilha.

Curaçao, Antilhas Holandesas
Curaçao
Curiosidade -  Em 10 de Outubro de 2010,a ex-colônia holandesa de ilhas caribenhas de Curaçao e São Martinho (St. Maarten) dividiu-se em dois países autônomos em uma mudança constitucional que dissolveu as Antilhas Holandesas. Leia mais aqui.

Os dois novos países se juntaram a Aruba, que em 1986 ganhou status de Estado individual, enquanto três outras ilhas, Bonaire, Santo Eustáquio (Países Baixos) e Saba se tornaram municipalidades da Holanda, na dissolução do território Antilhas Holandades após 56 anos de existência.
Segundo novos estatutos, quatro países agora formam o Reino dos Países Baixos, responsável pela segurança e relações internacionais: Países Baixos, na Europa; Aruba, St. Maarten e Curaçao no Caribe. Leia mais aqui também.


Referência Bibliográfica:
http://www.suapesquisa.com/geografia/america_central.htm
http://www.google.com.br/imgres?imgurl=http://www.portalsaofrancisco.com.br/alfa/continente-americano/imagens/
http://www.infoescola.com/geografia/america-central/
http://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/d/d4/GreaterAntillesIslands.png
http://www.brasilescola.com/geografia/america-central.htm
http://wikitravel.org/pt/Imagem:Pequenas_antilhas.png
http://www.brasilescola.com/geografia/bahamas.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Bahamas

Um comentário:

  1. Olá sou estudanye universitária e estou preocurando ajuda para obter algumas informações sobre o país Guadalupe e preocurando informações achei seu blog que por sinal é muito bom então gostaria de saber se pode me ajudar...Desde já agradeço e deixo aqui meu e-mail para que possa entrar em contato comigo isabela.s2.marcelo@hotmail.com abraços e obrigada pela atenção

    ResponderExcluir