Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Conhecendo paises.

   E  U  A    

Os Estados Unidos da América fazem parte do Continente Americano, ou mais precisamente, compreende grande parte da América do Norte.

Originaram-se de 13 colônias britânicas estabelecidas na costa atlântica da América do Norte no século 17.

Capital federal - Washington DC.

São uma República Federal democrática e presidencialista, formada por 50 Estados, mais o Distrito de Columbia. 
Cada Estado, por sua vez, está dividido em condados (com exceção da Luisiana, em que as subdivisões se chamam "paróquias", parishes, em inglês).


 Os Estados dos Estados Unidos: Alabama, Alasca, Arizona, Arkansas, Califórnia, Carolina do Norte, Carolina do Sul, Colorado, Connecticut, Dacota do Norte, Dacota do Sul, Delaware, Flórida, Geórgia, Havaí, Idaho, Illinois, Indiana, Iowa, Kansas, Kentucky, Luisiana, Maine, Maryland, Massachusetts,Michigan, Minnesota, Mississípi, Missouri, Montana, Nebrasca, Nevada, Nova Hampshire, Nova Iorque, Nova Jérsei, Novo México, Ohio, Oklahoma, Oregon, Pensilvânia, Rhode Island, Tennessee, Texas, Utah, Vermont, Virgínia, Virgínia Ocidental, Washington, Wisconsin, Wyoming. 

Territórios Administrados: Porto Rico, Ilhas Marianas do Norte, Atol Johnston, Guam, Ilhas Wake, Ilhas Midway, Ilhas Virgens Americanas, Samoa Americana.

Limites -  a norte com o Canadá
                 a leste com o oceano Atlântico
                 a sul com o golfo do México e
                     com o próprio México
                e a oeste com o oceano Pacífico.


Algumas de suas  principais cidades
Nova Iorque - a "Capital do Mundo",


Washington DC - sua capital,


e também as cidades de: 


 Los Angeles; Chicago, Houston, Filadélfia,  São Francisco, Miami, Detroit, Boston, Orlando, Dallas, Portland, Seattle, Phoenix, Denver, San Antonio, New Orleans...


É um país altamente urbanizado. Cerca de 80% da população americana vive em cidades. Estas cobrem apenas 2,75% da área total do país. 



Existem duas grandes megalópoles no país. Uma está localizada na região nordeste dos Estados Unidos, composta principalmente pelo Estado da Nova Jérsei e pelas cidades de Nova Iorque, Boston, Filadélfia e Washington, DC, na costa atlântica. A outra está localizado na região sudoeste do país, na costa pacífica, centralizadas nas cidades de Los Angeles, San Francisco e Sacramento.


Renda per capita:  US$ 47.511 ( estimativa 2010).
PIB: US$ 14,669 trilhões (estimativa 2010)

Crescimento do PIB em 2010: 2,9%

Taxa de Desemprego: 9,7% (janeiro de 2010)


 Os EUA são a maior economia nacional do mundo.

IndústriaA indústria de manufaturação está concentrada primariamente nos estados da região central e da região nordeste dos Estados Unidos. Atualmente, o crescimento industrial está concentrado no sul do país - especialmente no sudoeste americano.
A Califórnia é o estado americano que mais fabrica produtos manufaturados nos Estados Unidos - tanto em número de produto quanto ao valor econômico total destes produtos. 

Os principais produtos fabricados nos Estados Unidos são computadores e softwares, produtos eletrônicos, equipamentos de transporte (aviões, veículos motorizados, trens e navios), produtos químicos (fertilizantes, remédios), alimentos, maquinário industrial, produtos de metal, produtos de plástico, siderugia, material impresso, petróleo e derivados e móveis. 


 Detroit é a capital da indústria automobilística dos Estados Unidos.  
  Suas principais regiões industrializadas, são caracterizadas por diferentes processos de industrialização: a Manufacturing belt e a Sun-belt, ou apenas Sul

O Manufacturing belt.


Nas últimas décadas do século 19, emergia um pólo industrial: o Manufacturing belt ou Cinturão Fabril (ou Industrial), no Nordeste e Grandes Lagos.

Sua colonização possibilitou o surgimento de um prematuro mercado consumidor,  que estimulou o desenvolvimento das primeiras indústrias no Nordeste, ainda no final do século 18. 




Nos últimos anos, o intenso processo da globalização e o consequente aumento da concorrência têm levado diversas indústrias a deixar essa região em busca de outras áreas, que proporcionam menores custos de produção: mão-de-obra mais barata, impostos urbanos mais baixos e leis ambientais mais frágeis.


 É atualmente, a maior concentração urbano-industrial do mundo, tendo como uma de suas características a megalópole BOSWASH (formada pelas áreas metropolitanas do eixo Boston-Washington). 

O Sun-belt ou Sul
Essa região abriga muitas das mais avançadas unidades de produção mundial. Trata-se de uma extensa faixa no sul, que se estende da Flórida à Califórnia.
 As primeiras fábricas do sul dos Estados Unidos surgiram em 1880. Eram fábricas do setor têxtil, instaladas por empresários da Nova Inglaterra, que procuravam ficar próximos da matéria-prima (lã e algodão) e da mão-de-obra barata.
 O grande impulso de desenvolvimento do Sun-belt, o Cinturão do Sol, termo que abrange as variadas novas áreas emergentes do Sul e do Oeste, ocorreu após a Segunda Guerra Mundial, em 1960, com o aumento da extração de petróleo no Texas e o desenvolvimento da indústria aeroespacial na Flórida.


 Contudo, a área industrial mais moderna surgiu na década de 1970, na Califórnia. Trata-se do Vale do Silício (Silicon Valley), nas proximidades de São Francisco, um conjunto de pequenas localidades onde estão situadas centenas de empresas ligadas ao setor de microinformática, microeletrônica, robótica, química fina e a biotecnologia, típicas da Terceira Revolução Industrial.
Já o uso de cada vez maior de  modernas técnicas de cultivo e de maquinário agrícola cada vez mais avançados contribuiu para que os Estados Unidos alcançassem a posição de maior potência agro-pecuária do mundo.

Produtos Agrícolas: tabaco, milho, soja, sorgo, batata, beterraba, trigo, outros cereais.  A indústria agrícola norte americana é uma das maiores do mundo. As fazendas norte americanas produzem grandes quantidades de produtos vegetais, que são quase suficientes para atender à demanda nacional. O excesso é exportado. 

Pecuária:  bovinos, suínos, aves.

Mineração: petróleo, gás natural, carvão, minério de ferro, minério de cobre, aluminio, prata, urânio.

Relevo - se divide basicamente em três grandes porções, sendo elas a Porção Ocidental, a Porção Oriental e a Porção Central.
No oeste, há o predomínio de grandes cadeias montanhosas, estreitas planícies litorâneas e planaltos com altitudes variadas.  É comum a ocorrência de terremotos e vulcões ativos nesta área por se tratar de uma região de encontro de placas tectônicas – há o choque da Placa Norte Americana com a Placa do Pacífico. 
 O centro do país possui baixas altitudes a vastas planícies.  
O leste é caracterizado por baixas altitudes, com exceção dos Montes Apalaches .
Montanha Rochosas - cadeia montanhosa que localizam-se mais no interior do país e entende-se do Alasca até o México.  

O ponto mais alto dos Estados Unidos é o Monte McKinley, no Alasca. Fora do Alasca, o ponto mais elevado é o Monte Whitney, na Califórnia.

Com uma extensão de 6.210km, o sistema fluvial dos rios Mississippi e Missouri percorre uma vasta região da América do Norte e sobressai como um dos mais longos do mundo, só inferior aos do Amazonas e Nilo.
A imensa bacia do Mississippi-Missouri estende-se desde as montanhas Rochosas até os montes Apalaches. Banha 31 estados americanos e duas províncias canadenses, num total de 3.221.183km2. Embora o Mississippi, com 3.778km, seja tradicionalmente considerado o rio principal, o Missouri é mais extenso (3.968km). Os dois rios  unem-se 16km ao norte da cidade de Saint Louis.

 Vegetação -   A costa noroeste é rica em florestas coníferas , enquanto a região dos Apalaches notadamente bordo e carvalho. No sudeste árido a vegetação é limitada aos desertos, enquanto as do golfo do México e do Atlântico Sul margeadas por pântanos.

Clima – como recebem os raios solares de forma diferente em cada região do país, os climas variam de região para região.
         Ao sudoeste - área com  clima desértico, causado pela grande quantidade de montanhas que impedem a passagem da umidade.
O Alasca possui um clima polar frio durante o ano inteiro.

        O clima é geralmente temperado, mas com algumas variantes como clima subtropical no Sul; clima mediterrâneo no sul da Califórnia e na maior parte da Flórida clima subtropical.
Referência bibliográfica:

Nenhum comentário:

Postar um comentário