Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

Conhecendo países.


Japão

-  Em japonês Nippon ou Nihon, literalmente "origem do sol" ou "terra do sol nascente");
- País do Extremo Oriente,  inteiramente dentro da zona temperada.
Caracteriza-se por ser uma das culturas mais modernas e globalizadas de hoje. 
- Considerada a 2º economia mundial e mesmo com toda essa tecnologia, os japoneses valorizam, e muito sua cultura e costumes.
- É um conjunto de ilhas com formato de arco  localizando -se a leste do continente Asiático , entre o mar do Japão e o oceano Pacífico. 
- Está localizado dentro de uma zona neurogência, ou seja, de formação montanhosa, do Oceano Pacífico, formada como resultado da atividade de mutação. Motivo por   estar constantemente sujeito a movimento da crosta terrestre, ocasionado pelas atividades sísmicas e vulcânicas.
- .Devido a massa de ar da Sibéria, o Japão experimenta ocasionalmente temperaturas muito mais baixas que as ocorridas nas áreas de mesma altitude da Europa.
- Já o verão é regido pela massa de ar mais quente do mundo, a massa de ar do Pacífico norte e é uma estação tão quente e úmida quanto a existente nos trópicos. 
- o Japão é considerado o país mais seguro do mundo, com um dos índices de criminalidade mais baixo do mundo. Andando pela cidade é possível encontrar muitos postos da polícia, que mais parece uma cabine telefônica. 
A cultura tradicional é a plantação de arroz (rizicultura), mas há muito tempo  país também se dedica à pesca, explorada simultaneamente por pequenas e grande empresas. 
- Principais atividades industriais: indústria automobilística ( sede mundial das montadoras Toyota,Honda e Subaru); a indústria eletrônica e de informática, a siderurgia, a metalurgia, a construção naval e química, com destaque para as indústrias com tecnologia de ponta nestes setores.
-  Atualmente é um dos maiores exportadores do mundo de cultura popular. Os desenhos animados (anime), banda desenhada (mangá), filmes, literatura e música japoneses conquistaram popularidade em todo o mundo, e especialmente nos outros países asiáticos.
A natureza do Japão é também generosa ao oferecer aos visitantes um brinde : as águas termais.
É também o quarto maior exportador e o sexto maior importador do mundo, além de ser o único país asiático membro do G8. 
- Suas principais cidades são: Tóquio, Osaka,; Yokohama, Nagoya, Sapporo , Kyoto, Kobe .
-  A esperança média de vida é de 81,25 anos.  Tem uma elevada densidade populacional.
O xintoísmo (51%) e o budismo (38%) são as religiões mais representativas. 
O Japão tem um sistema político democrático e pluripartidário. 
- O Estado japonês atualmente é uma monarquia parlamentarista. 

Referência Bibliográfica:


2 comentários:

  1. Olá Professor
    Gostei bastante de seu blog que indiquei a uma colega da área de Geografia e ela ficou encantada.Uma sugestão ao seu blog é inserir um quadro de recados ele facilita os recadinhos para os colegas. Segue abaixo o link do meu blog e da minha colega Eliana (Assessora de Geografia da DRE de Porto Nacional / TO).
    http://professoraelisangelamenezes.blogspot.com/
    http://capimdouradogeografia.blogspot.com/
    @braços,
    Elisângela

    ResponderExcluir
  2. Oi, Maria do Carmo! Tudo bem?
    Estou precisando entrar em contato com você, via email, sobre minha pesquisa de Mestrado. Será que você pode me enviar um email (tatianemomartins@gmail.com) para que possamos nos falar?
    Um beijinho,
    Tati

    ResponderExcluir