Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

terça-feira, 2 de março de 2010

Terremoto no Chile



O terremoto que atingiu o Chile na madrugada do dia 27/02/2010, durou cerca de cerca de um minuto e ocorreu às 3h34, com 8,8 graus de magnitude, atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Na capital do Chile, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e vários lugares do Chile ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas desesperados.

O forte terremoto pode ter movido o eixo da Terra e encurtado a duração dos dias, segundo cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa).

O pesquisador Richard Gross e seus colaboradores do Laboratório de Propulsão da Nasa avaliaram, com a ajuda de computadores, de que forma o abalo de 8,8 graus na escala Richter poderia ter alterado a rotação do planeta.


De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.

Os cientistas também chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
O mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra.
O planeta Terra é coberto por uma camada formada por terra e rochas chamada de crosta terrestre ou litosfera. Esta crosta não é lisa e uniforme, mas sim irregular e composta por placas tectônicas. Estas placas não são fixas, pois estão sob o magma (rocha fundida de alta temperatura).
Estas placas tectônicas estão em constante movimento, exercendo pressão umas nas outras. Muitos terremotos são ocasionados pela energia liberada pelo choque entre estas placas. Regiões habitadas, que estão situadas nestas áreas, recebem maior impacto destes terremotos.


5 comentários:

  1. O Bloog táá suuper leegal (:
    coom ceerteza vaamos utiliizar muuito durante o ano *-*

    ResponderExcluir
  2. O blog esta muito interessante, pois trata de assuntos da atualidade nos mantendo informados sobre tudo o que acontece. E é muito bom termos coisas novas nos deixando motivados para trabalhar! Bjos profe
    Bianca, Gabriela e Jéssica.

    ResponderExcluir
  3. Oi profe!
    Nós achamos o blog muito legal.
    Bjos das alunas:Betina, Camila, Laura eAndreia

    ResponderExcluir
  4. Proofe te adoooramos mnto

    O blog está mnto bom


    ;DD


    By:Flávia,Petra,Amanda e Igor

    ResponderExcluir
  5. Oie!!!
    Achei o máximo o Blog da escola, super bem organizado e em cada postagem uma aula de conhecimentos!

    Parabéns!

    ResponderExcluir