Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

domingo, 11 de dezembro de 2011

Divisão do estado do Pará






Através de um plebiscito os eleitores do estado do Pará puderam opinar se o Brasil vai continuar com as atuais 26 Estados – mais o Distrito Federal– ou se passará a ter 28, com a divisão do Pará e criação de Carajás e Tapajós.
Segundo as informações iniciais com 75,58% das urnas apuradas, está matematicamente rejeitada a criação dos novos Estados do Carajás e Tapajós por 69,09% dos 4.848.495 eleitores.
 O resultado foi confirmado, por volta das 20h, pelo presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Pará, Ricardo Ferreira Nunes.
 Neste plebiscito, quem decidiu de fato foram os votos da região metropolitana de Belém, absolutamente contrários à divisão. Dois terços do eleitorado do Pará está em Belém e cidades próximas. A região oeste e sul do Estado ficou refém.
A votação ocorreu de forma tranquila em todo o Estado. Com uma ou outra manifestação de animosidade entre eleitores de frentes contrárias, mas sem agressões. As filas nas sessões eleitores foram menores que em uma eleição normal. Também surpreendeu o número de eleitores que esqueceram ou não sabiam ao certo o número pró e contra a criação dos novos Estados.

O Pará ficaria assim:

2 comentários:

  1. Foi muito bom saber que essa divisão não se concretizou. Só ia mesmo beneficiar políticos corruptos e seus agregados. Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Olá, parabéns pelo blog!

    Você, estudante do ensino fundamental e médio, já pensou sobre a importância da biodiversidade em sua vida?

    Na websérie “Os naturalistas do século XXI” você vai conhecer histórias de jovens que, através da observação e investigação da natureza, foram vencedores do Prêmio José Marcio Ayres para Jovens Naturalistas, iniciativa do Museu Goeldi e da Conservação Internacional – CI Brasil. Já está no ar o terceiro episódio: “Um olhar além – diversidade arbórea da Praça Batista Campos”, que conta história da estudante Mariana Galuppo, vencedora da 4ª edição do Prêmio, em 2008, categoria ensino fundamental.

    Confira o episódio aqui: http://www.youtube.com/watch?v=UzDeR9IXFK8&list=UUwkOB_ODeHLPt7Msf6z5Vuw&index=1&feature=plcp



    Aproveite e confira os outros episódios e os vídeos produzidos pelo Laboratório de Comunicação Móvel.

    Acesse também o nosso blog: www.labcomovel.blospot.com

    ResponderExcluir