Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quarta-feira, 4 de agosto de 2010

CENSO DEMOGRÁFICO 2010

Teve início nesse domingo, 1º de agosto de 2010, o 12º Censo Demográfico brasileiro.  Ao longo das próximas semanas, e até 31 de outubro, cada domicílio brasileiro receberá a visita de um recenseador do IBGE.

 Portanto, pelos próximos três meses, 191.972 recenseadores do IBGE percorrerão os 8.514.876,599 km² do território nacional, nos 5.565 municípios brasileiros, com a tarefa de contar quantos somos e saber como vivemos.

O censo pretende atingir toda a população brasileira.  Nenhum brasileiro ficará de fora dessa super operação, que envolve o trabalho direto de  230 mil pessoas e cujos resultados vão subsidiar o planejamento de políticas públicas e privadas pelos próximos dez anos.

Para conseguir os dados o mais correto e fiel possível da realidade dos brasileiros e de suas condições de vida, o IBGE conta, acima de tudo, com a colaboração da população, que deve receber bem o recenseador e responder o questionário corretamente.

Um país que conhece a si mesmo só tem a ganhar.

 É a partir das informações coletadas pelos recenseadores que o Brasil poderá ser planejado para os próximos dez anos: elas ajudarão a definir políticas públicas em níveis nacional, estadual e municipal, auxiliar a iniciativa privada a tomar decisões sobre investimentos.

O  recenseador poderá ser identificado pelo seu uniforme – colete e boné, com logotipo do Censo -, pelo equipamento eletrônico de coleta de dados (PDA) e por um crachá visível no bolso do colete, com nome, número de matrícula e foto.

Uma novidade do Censo 2010 é a opção de preencher o questionário pela Internet. Mas a possibilidade só é válida após a visita do recenseador – que fornecerá um envelope lacrado contendo códigos (e-tickets) que dão acesso ao questionário, em site seguro e criptografado. A medida garante o sigilo e a segurança das informações prestadas. É possível responder de qualquer computador, em casa, no trabalho e até em uma lan house.

O Censo Demográfico é a única pesquisa domiciliar a levantar informações sobre todos os 5.565 municípios brasileiros e, para alguns quesitos, trará dados até mesmo para bairros e distritos. Investigando as características dos domicílios, as relações de parentesco, fecundidade, educação, trabalho, renda, cor e raça e religião, o questionário do Censo foi amplamente discutido com especialistas e usuários, atende a recomendações internacionais e trará perguntas capazes de verificar as transformações sociais desde a realização do Censo 2000.

O site do Censo 2010 (http://www.censo2010.ibge.gov.br/) terá informações atualizadas sobre a pesquisa.

O primeiro resultado total da população será conhecido no dia 27 de novembro, e nos meses seguintes serão divulgadas as demais informações referentes aos questionários do Censo.

Para saber mais clique aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário