Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quarta-feira, 10 de março de 2010

Terremoto do Chile deslocou cidades


Ainda sobre o terremoto que assolou o Chile no dia 27 de fevereiro deste ano de 2010:

Segundo o jornal Zero Hora de Porto Alegre, edição do dia 10/03/10, a terra tremeu e, por isso, parte do planeta saiu do lugar.

O violento terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o Chile deslocou a cidade de Concepción 3,04 metros no sentido oeste.

Já Santiago, a capital chilena, moveu-se 27,7 centímetros para oeste, segundo estudo da Universidade do Estado de Ohio e da Universidade do Havaí, ambas dos EUA, com base em medições por satélite.

O fenômeno se deve à reacomodação das placas tectônicas, sobre as quais ficam os continentes e oceanos.
O terremoto no Chile moveu até a capital da Argentina, Buenos Aires, de dois a quatro centímetros para oeste.

As Ilhas Malvinas (Falklands), no Atlântico Sul, também se mexeram.

O estudo indica pequenas alterações – de milímetros – até no território brasileiro, em cidades como Fortaleza.

O trabalho não cita, especificamente, o Rio Grande do Sul ou cidades gaúchas.

O geólogo Antonio Pedro Viero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que, mesmo que tenham ocorrido deslocamentos mínimos no Estado, não haveria motivo para apreensão. Segundo ele, trata-se de uma reacomodação natural, que não representa perigo para as pessoas.

Ele explica também que um deslocamento no Chile não implica necessariamente um “empurrão” no mesmo sentido em uma região próxima, já que as placas têm descontinuidades físicas.– Houve, simplesmente, uma reacomodação geral em razão do tremor.

Como há, hoje, técnicas muito apuradas de medição, deslocamentos mínimos são percebidos – afirma ele.

O professor de Geofísica da Universidade de Brasília (UnB) João Willy Rosa questionou a informação de que o terremoto poderia ter tido impacto sobre a posição da cidade de Fortaleza, mas afirmou que a magnitude do abalo justifica a alteração observada no Chile.– Na Califórnia, por exemplo, você vê fotos de locais onde havia uma cerca cortada por uma falha geológica. Depois que houve um tremor, um buraco se abriu nessa cerca – diz Willy Rosa.

Queres saber mais?

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11873/divulgacao-cientifica/terremoto-desloca-cidades.htm


Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/expedicaochile/?topo=13,1,1,,,13



3 comentários:

  1. Matéria ótima.. Ajudou bastante no trabalho de geografia. Gostaria de parabenizá-los pelo ótimo trabalho!

    ResponderExcluir
  2. muito interesante.
    intendi que os alimentos naturais sao cultivados numa agricultura natural e assim os alimentos sao bom para consumir.E sao sem agrotóxicos.

    ResponderExcluir
  3. Entendemos,que alimentos naturais,são somente os que não possuem agrotóxicos, nenhum tipo de produto quimico. Mas a verdade é que cada vez mais o uso é frequente entre as pessoas consumidoras e produtoras dos alimentos.
    Isso tudo porque o alimento natural é mais caro e menos consumido embora sua qualidade para a saúde seja extremamente melhor.

    ResponderExcluir