Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

sexta-feira, 12 de março de 2010

Inteligências Múltiplas


Foi desenvolvida a partir da década de 80, por uma equipa de investigadores da universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardener, a Teoria das Inteligências Múltiplas.

Gardener faz uma crítica a existência e a mensurabilidade de uma Inteligência Única tal como a consideramos tradicionalmente: com a ideia de QI e com visões unitárias de inteligência, fixadas sobretudo nas habilidades importantes para o sucesso escolar.

Assim Gardner redefiniu a inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.De acordo com a visão tradicional a inteligência foi conceitualizada como a capacidade de responder a testes de inteligência e o Q.I. (quociente de inteligência) procuraria demonstrar uma faculdade geral da inteligência que não mudaria muito com a idade, treino ou experiencia sendo considerada um atributo ou faculdade inata a cada ser humano.

Desse modo Gardner procurou ampliar este conceito definindo Inteligência como a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural: "um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura".

Inteligências Múltiplas


Abstrata
Lógico-Matemática
- Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. É a mais associada com a idéia tradicional de inteligência. Importante para pesquisadores, cientistas, físicos e engenheiros, etc.
Lingüística - Habilidade para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de maneira clara e objetiva. É a inteligência da fala e a comunicação verbal e escrita e não tem relação com a cultura da pessoa. Importante para poetas, escritores, oradores, jornalistas, publicitários, vendedores, etc.
Musical - Capacidade de entender a linguagem sonora e de se expressar por meio dela. Permite organizar elementos sonoros (timbres, ritmos, sons) de forma criativa e independe de aprendizado formal. É a mais associada com a idéia de talento. Importante para músicos e compositores.

Concreta
Pictórica-espacial
- Capacidade de reproduzir, pelo desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica; de situar-se e localizar-se no espaço. Permite formar um modelo mental preciso de uma situação espacial, utilizando-o p/ fins práticos (orientação/disposição). Capacidade de transportar-se mentalmente a um espaço. Importante para artistas plásticos, ilustradores, arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros, escultores, etc.
Cinético-Corporal - Capacidade de utilizar o próprio corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Inclui habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza. Importante para atletas, mágicos, bailarinos, malabaristas, mímicos, etc.

Social
Interpessoal - Capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os outros, o que significa ter sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder de forma adequada às situações interpessoais. Importante para líderes de grupos, políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos.
Intrapessoal - Capacidade de conhecer-se e de estar bem consigo mesmo, de administrar os próprios sentimentos a favor de seus projetos. Inclui disciplina, auto estima e auto-aceitação. Importante para todas as profissões.

Interpessoal + Intrapessoal = Emocional - Assim denominada por Daniel Goleman em seu best-seller, envolve a capacidade de interagir com o mundo levando em conta os próprios sentimentos e a habilidade de compreender as emoções próprias e alheias, utilizando para as nossas decisões pessoais e profissionais.

Gardner, ao revisar sua teoria, ainda acrescentou estas duas: Naturalista e Espiritual (dando menos valor a última por acreditar que faltam ainda muitas pesquisas no trato com tais valores).

Inteligência Natural (Naturalista) - "refere-se à habilidade de reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna e flora e devido às suas contribuições para uma maior compreensão do meio ambiente e de seus componentes.

"Inteligência Espiritual (Existencialista) - "É a capacidade de aplicar, nas ações do cotidiano, princípios e valores espirituais, com o objetivo de encontrar paz e tranqüilidade. Envolve a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais (perdas, fracassos, rompimentos)."

Para Gardner os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupações exemplifiquem uma inteligência, na maioria dos casos as ocupações ilustram bem a necessidade de uma combinação de inteligências.

Por exemplo, um cirurgião necessita da acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da cinestésica.






E daí?



Gostaram do texto?



Você já identificou quais as habilidades que tens? E o tipo de inteligência?

Um comentário:

  1. Muito Bom... todos temos varias, mas so nos percebemos da que usamos e assim exercitamos e nem nos percebemos das outras inteligencias que estao fora do nosso universo cotidiano.
    Podemos nos oferecer conhecimento mais requintados afim de proporcionar só o que nos dê prazer...
    01 abraço a todos. VIVA SAO JOAO VIVA SAO PEDRO!

    ResponderExcluir