Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

segunda-feira, 22 de junho de 2009

A história das coisas.



O que é História das Coisas ?
Da extração e produção até a venda, consumo e descarte, todos os produtos em nossa vida afetam comunidades em diversos países, a maior parte delas longe de nossos olhos.
História das Coisas é um documentário de 20 minutos, direto, passo a passo, baseado nos subterrâneos de nossos padrões de consumo.

História das Coisas revela as conexões entre diversos problemas ambientais e sociais, e é um alerta pela urgência em criarmos um mundo mais sustentável e justo.

História das Coisas nos ensina muita coisa, nos faz rir, e pode mudar para sempre a forma como vemos os produtos que consumimos em nossas vidas.


A História das Coisas expõe assim as conexões entre um enorme número de importantes questões ambientais e sociais, demonstrando com fatos, que ao consumirmos de forma inconsciente e desmedida, estamos destruindo o mundo e nos auto-destruindo

Precisamosa criar uma maior consciência do problema para termos um mundo mais sustentável e justo para todos, para o planeta Terra e para futuras gerações.

Vamos conferir o vídeo do Youtube - A história das coisas - The story of stuff -





Além disso existe o programa "Ecopratico" da TV Cultura que merece seracompanhado:
1º Episódio: http://educchines.blogspot.com/2009/04/ecopratico-1-episodio.html
2º Episódio: http://educchines.blogspot.com/2009/04/ecopratico-2-episodio.html
3º Episódio:http://educchines.blogspot.com/2009/04/ecopratico-3-episodio.html

terça-feira, 2 de junho de 2009

Projeto: FRONTEIRAS NATURAIS: A QUESTÃO AMBIENTAL



Projeto: FRONTEIRAS NATURAIS: A QUESTÃO AMBIENTAL


Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Série: 2º ano do E.M.
Disciplinas envolvidas: Geografia



Professora coordenadora: Maria do Carmo Bigolin


JUSTIFICATIVA: Este pequeno projeto “A QUESTÃO AMBIENTAL” visa envolver os alunos das 2ª séries de nossa escola na conscientização e luta pela preservação da vida no planeta Terra. Acreditamos que quanto mais pessoas engajarem-se em defesa do meio ambiente, maior será a possibilidade de mudança do atual quadro de degradação. Também somos sabedores da importância de conhecer e buscar mais informações, conceitos e princípios sobre o meio ambiente e um convívio sustentável no mesmo. Queremos sensibilizar os jovens alunos a cumprirem seu papel de cidadania na sociedade e identificarem-se como autores na busca por um equilíbrio ecológico compatível com a presença da espécie humana na Terra. A mudança de pensamento e, principalmente, de atitudes, dependem do conhecimento adquirido, das habilidades e vontade de colocar estes conhecimentos em prática.

Temas:
1) Dinâmica Externa da Terra
2) A erosão e a contaminação dos solos
3) Impactos ambientais em biomas brasileiros
4) A atmosfera e a poluição do ar atmosférico
5) Água: escassez e poluição
6) Desenvolvimento Sustentável


Mídias disponíveis: Computadores: sites de pesquisa da Internet, Word, Movie Maker, Power Point, Slideshare, videos do Youtube.
Máquina Digital, celulares, pen drive, cd
Mídias impressas e on line - jornais e revistas.
OBS: Também será usada a Biblioteca da escola: livros, revistas e jornais.

Objetivos:

1) Conhecer as características do espaço natural, sua formação e intervenções humanas que resultaram em graves impactos ambientais ao longo dos séculos.

2) Apresentar os principais problemas ambientais que estão ocorrendo no mundo atualmente, dando enfoque para os problemas brasileiros.

3) Integrar o conteúdo programático da escola à realidade procurando melhorar a compreensão e a qualidade do conhecimento adquirido pelo educando.

4) Estimular a adoção de atitudes cotidianas adequadas “ ecologicamente corretas” para evitar a exploração excessiva e o desperdício dos recursos naturais;

5) Incentivar os alunos para que sejam propagadores dos conhecimentos adquiridos neste trabalho na escola, em sua residência, bairro, etc.

Metodologia (como fazer):
· Assistir a documentários e/ou vídeos;
· Dividir a turma em grupos;
· Cada grupo receberá um dos conteúdos a ser pesquisado;
· Pesquisar dados e conteúdos relativos ao assunto do grupo;
· Após a pesquisa realizada, passar para a execução e montagem do vídeo no Movie Maker.
· Apresentação dos trabalhos na sala de multimídia.

Resultados esperados:
Como a proposta é um trabalho de criação para cada grupo, espera-se que todos sejam curiosos, envolvam-se na pesquisa, dividam responsabilidades e construam conhecimentos na disciplina de Geografia bem como em relação ao seu envolvimento e responsabilidade como habitante da Terra.

Tempo previsto para conclusão:
10 aulas (com os 2 períodos semanais)

Critérios de avaliação:
Motivação, criatividade, envolvimento na realização das etapas de trabalho (pesquisa, coleta de notícias da escola e cidade, trabalho em grupo...), conteúdo relacionado ao tema e coerente, a escrita e a qualidade dos textos e das produções, apresentação ao grande grupo.

Forma de socialização das produções:
· A socialização de cada trabalho deverá ocorrer nas turmas envolvidas na sala de multimídia;