Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

PRÉ - SAL.( 1 )


Clique na imagem para ampliá-la e observar melhor como é esta área com reservas petrolíferas.

Nestes últimos meses e dias, temos lido e ouvido falar muito sobre sobre PRÉ-SAL.

VOCÊ SABE O QUE É O PRÉ-SAL?

Segundo a Wiquipédia, PRÉ-SAL é a denominação dada para as reservas petrolíferas encontradas abaixo de uma profunda camada de sal no subsolo marítimo, também chamada de subsal.

Veja nesta animação, detalhes do que é o pré-sal e sua exploração.

As rochas reservatório normalmente são encontradas em regiões muito profundas, de difícil localização e de acesso mais complexo. As maiores reservas petrolíferas "pre-sal" ou "subsal" conhecidas atualmente no mundo estão em áreas marítimas profundas e ultra-profundas.

Outro dado importante:
Você sabia que aprimeira reserva petrolífera em área pré-sal no mundo ocorreu no litoral brasileiro, onde eramconhecidas como "petróleo do pré-sal" ou "pré-sal". E outro dado importante para nós brasileiros: estas também são as maiores reservas conhecidas em zonas da faixa pré-sal.



Pois é! Sempre ouvíamos as expressões como: "Brasil é um país rico", "temos no Brasil todas as riquezas necessárias", " países estão de olho na Amazônia" e "nas nossas riquezas". E agora descobriram mais esta riqueza. Esperamos que todo o povo brasileiro, todos os estados brasileiros sejam beneficiados com os recursos advindos da exploração petrolífera no pré-sal e não somente os estados onde já foram encontrados poços de petróleo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário