Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

sexta-feira, 15 de maio de 2009

Importante:




Por que está chovendo tanto no norte e nordeste e tão pouco no sul do Brasil?


Enchentes no Maranhão, seca no Rio Grande do Sul. Será que o clima, o tempo está ficando louco?

Segundo Lincoln Muniz Alves, climatologista do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), o que está acontecendo no primeiro semestre de 2009 não é nenhuma anomalia.

- "Há uma variabilidade natural do clima, tem ano que chove mais, tem ano que é mais seco. Já observamos volume de chuvas semelhante no norte e nordeste em 1995, 2000 e 2008", diz o especialista.

O climatologista afirma que os meses entre janeiro e maio são mesmo de chuva no norte e no nordeste do país. Porém, dois fenômenos climáticos aumentaram o volume de precipitação neste ano. O primeiro é o La Niña, caracterizado por um esfriamento da superfície do mar no Oceano Pacífico equatorial e que favorece as chuvas no norte e a seca no sul. Ou seja, além de ser um dos fatores responsáveis pelas enchentes no nordeste, esse fenômeno também causou a estiagem no Rio Grande do Sul.

Para piorar a situação, ainda estamos sofrendo o impacto do aquecimento das águas do Atlântico Sul e o resfriamento do Atlântico Norte. Essa diferença de temperatura faz com que o principal sistema que causa chuvas na região se desloque mais para o sul e acabe sobre o norte e nordeste do Brasil.

O climatologista diz ainda, que não há uma explicação para essas mudanças na temperatura das águas, "a própria dinâmica do clima e dos oceanos faz com que um ano seja mais frio ou mais quente".

Porém, apesar dessas variações serem naturais, Lincoln conta que um dado preocupa os pesquisadores: os extremos climáticos estão se tornando mais frequentes no sul do país. "Isso pode ser um indício de que o aquecimento global está atuando em algumas regiões", alerta o climatologista.

Um comentário:

  1. sora amei este blog mucho interessante
    eu e a Jeh adoramos a reportagem que fla sobre as xuvas em cada regiao!!!

    bjos de suas alunas Jessika Miranda e Daniele Sakis da tchurma 203

    ResponderExcluir