Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

domingo, 24 de maio de 2009

HIPERTEXTO construído por alunos.


Este é um dos hipertextos que os alunos construíram, à partir dos estudos sobre a ESTRUTURA INTERNA DA TERRA, trabalhando com HIPERTEXTO:


TRABALHO DE GEOGRAFIA

A FORMAÇÃO DO ESPAÇO NATURAL

· Origem do Universo;
· Origem da Terra;
· Origem dos Continentes;
· Estrutura da Terra: Camadas;
· Classificação das Rochas (quanto à origem);
· Ciclo das Rochas;
· Estrutura Geológica;

* Escola: E.E. De Ensino Médio Ruy Barbosa.
* Turma: 203
* Componentes do grupo:
­­ _­ Andressa Ferrari Basso
_ Diogo Mariotti
_ Ezequiela Basso Bernardi
_ Jaqueline Tomm Khran


A Formação do Espaço Natural


O espaço geográfico é o espaço construído e transformado pelo Homem.Mas basicamente é onde vivemos e o espaço das sociedades ou a dimensão espacial do social.
A teoria mais aceita sobre a origem do universo é a do Big-Bang , segundo a qual, antes de tudo o que está aí, constelações de estrelas, planetas, cometas, satélites, etc havia um ponto concentrando toda a matéria existente, e por isso mesmo com uma densidade altíssima. Em um momento qualquer houve uma grande explosão, fazendo com que a matéria existente neste ponto se espalhasse e se misturasse, formando todas as coisas existentes e com movimento de expansão em todo o universo, que emergiu de um estado extremamente denso e quente há cerca de 13,7 bilhões de anos.
A origem da terra data de 4,6 bilhões de anos atrás. Diz-se que após ser lançada do núcleo cósmico, começa o processo de formação. A Terra era formada por materiais líquidos ou pastosos, e devido à ação da gravidade os objetos muito densos foram sendo empurrados para o interior do planeta (o processo é conhecido como diferenciação planetária, enquanto que materiais menos densos foram trazidos para a superfície.
A origem dos continentes se deu com a fragmentação das terras imersas, de um bloco único - a PANGÉIA. Há duas teorias sobre esse fato: A teoria da deriva dos continentes - segundo Wegener teria existido uma única grande massa continental, a Pangéia. A principal evidência dessa teoria era a possibilidade de encaixe perfeito entre a costa ocidental da África e a costa oriental da América do Sul. A Pangéia teria se dividido em dois continentes: Laurásia (America do Norte e Eurásia) ao norte e Gondwana (América do Sul, África, Antártida, Austrália e Índia), assim as divisões foram se sucedendo até o que é atualmente; Teoria das placas tectônicas: surgiu após a deriva dos continentes. Afirma que os continentes se separaram devido ao movimento das placas tectônicas que estão em cima da astenosfera (substrato pastoso).
A estrutura Interna da Terra ( ou as suas camadas), está assim constituída: a crosta ( com materiais mais leves, as rochas e os minerais – é a Litosfera); o manto ( que é a camada intermediária) e o núcleo ( com os materiais mais densos) ou NIFE.
O núcleo consiste de uma porção sólida envolvida por uma pequena camada líquida. No núcleo se encontra uma massa pastosa (magma) que sai por fissuras na superfície como erupções vulcânicas e fendas oceânicas. É formado por ferro, níquel, urânio e silício.
O manto é altamente viscoso e composto por substâncias ricas em ferro e magnésio. O manto superior pode deslocar-se vagarosamente. As temperaturas do manto variam de 100 graus CELCIUS (na parte que faz interface com a crosta) até 3500 graus Celsius (na parte que faz interface com o núcleo).
A crosta (que forma a maior parte da litosfera, tem uma extensão variável de acordo com a posição geográfica) é a camada externa da terra. Em alguns lugares chega a atingir 70 km, mas geralmente estende-se por aproximadamente 30 km de profundidade. É composta basicamente por silicatos de alumínio, sendo por isso também chamada de Sial.
A fronteira entre manto e crosta envolve dois eventos físicos distintos. O primeiro é a descontinuidade de Mohorovicic (ou Moho) que ocorre em virtude da diferença de composição entre camadas rochosas (a superior contendo feldspato triclínico e a inferior, sem o mesmo). O segundo evento é uma descontinuidade de Gutemberg ou química que foi observada a partir da obdução de partes da crosta oceânica.
As rochas são agregados ou massas de um ou mais minerais e mineralóides, que constituem unidades definidas na crosta terrestre. Pela origem devem ser classificadas em: magmáticas ou ígneas, sedimentares e metamórficas.
As rochas magmáticas ou ígneas são aquelas resultantes da solidificação (resfriamento) do magma, o material em estado de fusão de que é constituído o manto. Como os minerais, ao passar do estado de fusão para o sólido, tendem a formar cristais, estes são freqüentes nas rochas magmáticas, que por isso são chamadas de cristalinas. A solidificação do magma pode ocorrer no interior ou na superfície da terra, daí também serão chamadas de: Rochas ígneas vulcânicas, extrusivas ou efusivas, que são formadas a partir do resfriamento do material expelido pelas erupções vulcânicas atuais ou antigas. A consolidação do magma, então, acontece na superfície da crosta ou próximo a ela. O resfriamento é rápido, o que faz a que estas rochas, por vezes, apresentem material vítreo, logo, possuem uma textura vidrosa (vítrea), ou seja, uma textura que não apresenta cristais (a olho nu) ou até mesmo uma textura hemicristalina, isto é, apresenta alguns cristais no seio de uma massa amorfa. O granito, o o diorito e o bassalto são exemplos desses tipos de rochas
As rochas sedimentares são aquelas formadas a partir da erosão, do transporte e da deposição de minerais- atividades realizadas pela água, pelo vento, por reações físicas e quimicas e pela ação dos seres vivos. Elas derivam de rochas que sofreram a ação de processos erosivos. São exemplos de rochas sedimentares: o Cálcario, a areia e o arenito.
As rochas metamórficas são àquelas que são formadas por transformações físicas e químicas sofridas por outras rochas, quando submetidas ao calor e à pressão do interior da Terra, num processo denominado metamorfismo. São o produto da transformação de qualquer tipo de rocha levada a um ambiente onde as condições físicas (pressão, temperatura) são muito distintas daquelas onde a rocha se formou. Nestes ambientes, os minerais podem se tornar instáveis e reagir formando outros minerais, estáveis nas condições vigentes. Não apenas as rochas sedimentares ou ígneas podem sofrer metamorfismo, as próprias rochas metamórficas também podem, gerando uma nova rocha metamorfizada com diferente composição química e/ou física da rocha inicial. São exemplos desse tipo de rochas o gnaisse e o mármore, dentre outros...
Os três grupos de rochas - magmáticas, sedimentares e metamórficas, transformam-se continuamente na natureza num conjunto de processos geológicos denominado o Ciclo das Rochas. Que é a erosão, o metamorfismo, o transporte e a cristalização do magma.
Assim, vimos que, Estrutura geológica é um conjunto de diferentes rochas de um lugar e os vários processos por elas sofridos, o que dá aos terrenos desse lugar uma característica própria. As rochas e os minerais não estão distribuídos de maneira uniforme na superfície terrestre. Sua disposição vai depender da ação das forças internas que agiram na Terra no decorrer do tempo geológico.
Está divida em três tipos: núcleos cratônicos ou escudos cristalinos ( rochas magmáticas e metamórficas do Pré-Cambriano e Paleozóico, desgastadas e com baixas altitudes); bacias sedimentares sofreram erosão e acumulação em depressões; das eras Paleozóica, Mesozóica e cenozóica) e as faixas orogênicas ( que são os dobramentos antigos, por exemplo as Serras do Mar e da Mantiqueira e os dobramentos modernos como por exemplo a Cordilheira do Himalaia, os Alpes, os Andes e as Rochosas).


3 comentários:

  1. É ficou show nosso trabalho mesmo, merecemos esse espaço.......brincadeirinha.........bju.....jaque/eze...203

    ResponderExcluir
  2. Vcs trabalharam mesmo com hipertexto.
    Está valendo a pena estarmos no curso do NTE,pois estamos inovando o nosso trabalho.
    Parabéns!!!!

    ResponderExcluir
  3. O nosso curso está valendo a pena,pois vcs estão trabalhando mesmo com hipertexto.Como é bom aprimorarmos o nosso trabalho assim teremos o resultado esperado.
    Bom seria se todos professores pudessem enriquecer o seu trabalho com as novas tecnologias e formas de recursos pedagógicos.
    Parabéns

    ResponderExcluir