10 perguntas e respostas para entender o conflito na Líbia
Depois de um período o conflito na Líbia, norte da África, voltou a ferver. Iniciados há seis meses, Os protestos contra a mais antiga ditadura do mundo árabe tiveram início há cerca de seis meses e evoluíram rapidamente para uma guerra civil com disputa armada pelo controle dos territórios e tem sido marcado por avanços e recuos de forçar rebeldes e governistas sobre cidades estratégicas.
O ditador Muamar Kadafi, que havia conseguido controlar a situação por um tempo, sofreu várias derrotas nos últimos dias: as forças rebeldes capturaram seus filhos, tomaram parte da capital do país e tomaram um quartel de elite e renderam a guarda presidencial.
Só nos últimos quatro dias, os combates em Tripoli, capital do país, fizeram mais de 400 mortos e dois mil feridos. Os rebeldes dizem que a guerra só acabará quando Kadafi for capturado e possa ser julgado. Seu paradeiro é desconhecido.
Confira aqui 10 perguntas que foram respondidas com a ajuda do professor Samuel Feldberg, coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP.
Acompanhe passo a passo os acontecimentos na Líbia " ONU vai liberar US$ 1,5 para gastos com ajuda humanitária na Líbia", no site do Estadão.com.br/ Blogs
Acompanhe ao vivo: PROTESTOS NO MUNDO ISLÂMICO - 25.agosto.2011
Nenhum comentário:
Postar um comentário