Guerra Fria
Muro de Berlim
Sua construção foi erguida em 1961 pelo
regime socialista da ex República Democrática Alemã, a Alemanha
Oriental, e estendia-se por 37 quilômetros dentro da zona urbana da
cidade de Berlim, à época, com cerca de 3 milhões de habitantes.
Objetivo: separar as duas áreas da cidade de
Berlim, que à época estava dividida em um setor capitalista e outro socialista.
Fonte:
imagem - http://www.infoescola.com/wp-content/uploads/2010/06/muro-de-berlim.jpg
http://megaarquivo.files.wordpress.com/2012/04/muro_berlim.jpg
PLANO DE TRABALHO
Tema: O Capitalismo e a construção do
espaço geográfico.
Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Cidade: Ijuí
Cidade: Ijuí
Professoras:
Elaine Mai
Maria do Carmo Bigolin
Marlise Madalena Zwirtes
Elaine Mai
Maria do Carmo Bigolin
Marlise Madalena Zwirtes
Nível de Ensino: Ensino Médio
Série: 2º ano
Disciplina (s): Geografia - História
Período: 1º Trimestre
Disciplina (s): Geografia - História
Período: 1º Trimestre
Tempo Previsto: 10 a 12 horas aula (dois períodos semanais)
JUSTIFICATIVA:
Vivemos num mundo que passa por profundas e aceleradas transformações. Numa sociedade informatizada aonde as informações e o conhecimento chegam até nós de forma mais acelerada. Num novo ambiente onde tecnologias da informação e da comunicação dão suporte ao processo acelerado de globalização capitalista e à reorganização do capital, por meio da divisão internacional do trabalho.
A educação passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São necessárias novas reestruturações e novas propostas pedagógicas para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda melhor os alunos.
É sabido que a chegada da Internet trouxe novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo é importante que os professores tenham uma postura crítica frente à realidade em que vivem, utilizando diversas estratégias estimuladoras das competências de seus alunos, devendo oferecer a eles a necessária sintonia com os desafios que a vida impõe.
Esse plano de aula visa envolver os alunos das 2ª séries com propósito de conhecer, analisar e explicar as relações entre o homem e o espaço em que habitam a partir do processo histórico que envolveu novas aprendizagens e adaptações da humanidade durante sua evolução, compreender e apropriar-se de novos conhecimentos, observando a realidade e possibilitando referenciais para que possam transformá-la de forma consciente.
Vivemos num mundo que passa por profundas e aceleradas transformações. Numa sociedade informatizada aonde as informações e o conhecimento chegam até nós de forma mais acelerada. Num novo ambiente onde tecnologias da informação e da comunicação dão suporte ao processo acelerado de globalização capitalista e à reorganização do capital, por meio da divisão internacional do trabalho.
A educação passa pelas mesmas mudanças da sociedade. São necessárias novas reestruturações e novas propostas pedagógicas para fazer com que a educação acompanhe o ritmo da evolução e atenda melhor os alunos.
É sabido que a chegada da Internet trouxe novas possibilidades, desafios e incertezas no processo de ensino-aprendizagem. Desse modo é importante que os professores tenham uma postura crítica frente à realidade em que vivem, utilizando diversas estratégias estimuladoras das competências de seus alunos, devendo oferecer a eles a necessária sintonia com os desafios que a vida impõe.
Esse plano de aula visa envolver os alunos das 2ª séries com propósito de conhecer, analisar e explicar as relações entre o homem e o espaço em que habitam a partir do processo histórico que envolveu novas aprendizagens e adaptações da humanidade durante sua evolução, compreender e apropriar-se de novos conhecimentos, observando a realidade e possibilitando referenciais para que possam transformá-la de forma consciente.
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:
- Ler e compreender a origem do capitalismo e suas características
- Ler e compreender a origem do capitalismo e suas características
- Distinguir as etapas do capitalismo
- Caracterizar a Expansão do Capitalismo
- Contextualizar o Capitalismo
- Compreender e comparar as fases do Sistema Capitalista.
- Identificar as diferentes fases do capitalismo .
- Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
- Problematizar conceitualmente o capitalismo.
- Avaliar o significado do capitalismo em diferentes tempos e sociedades.
- Investigar criticamente a história do capitalismo.
- Interpretar o processo do capitalismo.
Objetivos
- Oportunizar aos alunos o conhecimento sobre o tema da transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
- Desenvolver o tema proposto permitindo ao aluno compreender as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorreram, primeiramente, na Europa Ocidental e depois se expandiram para o resto do mundo, em decorrência da consolidação e universalização do modo de produção capitalista ;
- Pesquisar sobre o conteúdo, imagens, sons, animações, vídeos relacionados aos assuntos em diferentes sites e produzir um PPT com os conteúdos citados;
- Manusear corretamente o computador, usando o Sistema Operacional Linux.
- Aprender a usar links, enviar anexos em emails, salvar documentos.
- Caracterizar a Expansão do Capitalismo
- Contextualizar o Capitalismo
- Compreender e comparar as fases do Sistema Capitalista.
- Identificar as diferentes fases do capitalismo .
- Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
- Problematizar conceitualmente o capitalismo.
- Avaliar o significado do capitalismo em diferentes tempos e sociedades.
- Investigar criticamente a história do capitalismo.
- Interpretar o processo do capitalismo.
Objetivos
- Oportunizar aos alunos o conhecimento sobre o tema da transição do modo de produção feudal para o modo de produção capitalista.
- Desenvolver o tema proposto permitindo ao aluno compreender as transformações econômicas, sociais, políticas e culturais que ocorreram, primeiramente, na Europa Ocidental e depois se expandiram para o resto do mundo, em decorrência da consolidação e universalização do modo de produção capitalista ;
- Pesquisar sobre o conteúdo, imagens, sons, animações, vídeos relacionados aos assuntos em diferentes sites e produzir um PPT com os conteúdos citados;
- Manusear corretamente o computador, usando o Sistema Operacional Linux.
- Aprender a usar links, enviar anexos em emails, salvar documentos.
CONTEÚDOS ENVOLVIDOS:
Da disciplina de Geografia:
1 - Origem do Capitalismo e suas características
2 - Período aproximado em que ocorreu cada fase
3 - O Capitalismo e a Divisão Internacional do Trabalho
4 - Expansão e fases do Capitalismo
5 - Conseqüências do Capitalismo
3 - O Capitalismo e a Divisão Internacional do Trabalho
4 - Expansão e fases do Capitalismo
5 - Conseqüências do Capitalismo
Da disciplina de História:
- A Expansão Marítima e a acumulação primitiva de capitais
- A hegemonia da Inglaterra e a Revolução Industrial
- A crise de 1929 e seus efeitos sobre a economia mundial
- Os Regimes Totalitários e a II Guerra Mundial - o capital e as guerras
- A supremacia dos EUA no contexto mundial
- Efeitos sobre o Brasil e América Latina
- A Expansão Marítima e a acumulação primitiva de capitais
- A hegemonia da Inglaterra e a Revolução Industrial
- A crise de 1929 e seus efeitos sobre a economia mundial
- Os Regimes Totalitários e a II Guerra Mundial - o capital e as guerras
- A supremacia dos EUA no contexto mundial
- Efeitos sobre o Brasil e América Latina
1- Motivação:
- Ouvir a música dos Titãs- “Homem Primata”, bem como o vídeo do Youtube
(http://www.youtube.com/watch?v=vkOvm3_oXyg)
- Analisar e refletir sobre a letra da música apresentada.
( http://letras.terra.com.br/titas/48977/ ) acessado em 06/04/2010 as 16h 25min.
2- Conhecendo o conteúdo:
Assistir ao filme TEMPOS MODERNOS (Modern Times, EUA 1936)
DIREÇÃO: Charles Chaplin
ELENCO: Charles Chaplin, Paulette Goddard, 87 min. preto e branco, Continental
Sinópse:
Trata-se do último filme mudo de Chaplin, que focaliza a vida urbana nos Estados Unidos nos anos 30, imediatamente após a crise de 1929, quando a depressão atingiu toda sociedade norte-americana, levando grande parte da população ao desemprego e à fome. A figura central do filme é Carlitos, os personagens clássicos de Chaplin, que ao conseguir emprego numa grande indústria, transforma-se em líder grevista. Local onde coonhece uma jovem, por quem se apaixona. O filme focaliza a vida do na sociedade industrial caracterizada pela produção com base no sistema de linha de montagem e especialização do trabalho. É uma crítica à "modernidade" e ao capitalismo representado pelo modelo de industrialização, onde o operário é engolido pelo poder do capital e perseguido por suas idéias "subversivas". Em sua segunda parte o filme trata das desigualdades entre a vida dos pobres e das camadas mais abastadas, sem representar, contudo, diferenças nas perspectivas de vida de cada grupo. Mostra ainda que a mesma sociedade capitalista que explora o proletariado alimenta todo conforto e diversão para a burguesia. Cenas como a que Carlitos e a menina órfã conversam no jardim de uma casa, ou aquela em que Carlitos e sua namorada encontram-se numa loja de departamento, ilustram bem essas questões. Se inicialmente o lançamento do filme chegou a dar prejuízo, mais tarde tornou-se um clássico na história do cinema. Chegou a ser proibido na Alemanha de Hilter e na Itália de Mussolini por ser considerado "socialista". Aliás, nesse aspecto Chaplin foi boicotado também em seu próprio país na época do "macartismo". Juntamente com O Garoto e O Grande Ditador, Tempos Modernos está entre os filmes mais conhecidos do ator e diretor Charles Chaplin, sendo considerado um marco na história do cinema.
3- Provocações para um debate...
Perguntar aos alunos:
* O que você entende por capitalismo?
* Você sabe como e quando surgiu o capitalismo?
* O que você entende por capitalismo?
* Você sabe como e quando surgiu o capitalismo?
4- Aula espositiva:
5- Analisar imagens que retratam a época:
* Guernica de Pablo Picasso
http://www.zagg.com.br/wp-content/uploads/2009/04/guernica_picasso_detail-461x425.jpg acessado em 07/04/2010 15:30
* Operários de Tarsila do Amaral
http://olhaocaze.files.wordpress.com/2009/05/operarios.jpg acessado em 07/04/2010 15: 40
* 2ª Classe, de Tarsila do Amaral
http://www.zagg.com.br/wp-content/uploads/2009/04/guernica_picasso_detail-461x425.jpg acessado em 07/04/2010 15:30
* Operários de Tarsila do Amaral
http://olhaocaze.files.wordpress.com/2009/05/operarios.jpg acessado em 07/04/2010 15: 40
* 2ª Classe, de Tarsila do Amaral
acessado em 07/04/2010 15: 40
ESTRATÉGIAS
- Aula expositiva interativa sobre o conteúdo;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral das observações;
- Aula expositiva interativa sobre o conteúdo;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral das observações;
- Pesquisa bibliográfica no LIE - Trabalho em grupos –
*** Elaboração de um PPT sobre: A Velha Ordem Mundial: O Capitalismo e a construção do espaço geográfico.
Deverá ser dada ênfase : Origem do capitalismo e como funciona; Época em que ocorreu cada fase; Expansão ou Fases e c onseqüências do capitalismo
Contexto histórico através de cronologia e/ou linha de tempo. Ilustrar com imagens.
Deverá ser dada ênfase : Origem do capitalismo e como funciona; Época em que ocorreu cada fase; Expansão ou Fases e c onseqüências do capitalismo
Contexto histórico através de cronologia e/ou linha de tempo. Ilustrar com imagens.
*** Criar uma wiki (http://www.zoho.com/) para postagens dos trabalhos
Critérios de avaliação:
Motivação, criatividade, envolvimento na realização das etapas de trabalho (pesquisa, coleta de imagens, sons, vídeos, trabalho em grupo...), conteúdo relacionado ao tema e coerente, a escrita e a qualidade das produções.
MODO DE PRODUÇÃO CAPITALISTA
O capitalismo é um sistema econômico caracterizado pela propriedade privada dos meios de produção, e pela existência de mercados livres em que prevalecem as relações de trabalho assalariado.
O capital pressupõe a formação de duas classes sociais opostas e complementares: Burguesia (Interesse em produzir para obter lucros)e o Proletariado (Vende a sua força de trabalho para obtenção dos meios de subsistência para a manutenção da própria vida).
. expansão do sistema colonial
. comércio atinge nível internacional
. produção artesanal (manufaturas)
. crescimento urbano
Capitalismo Industrial
- produção industrial
- desenvolvimento do sindicalismo
- explosão urbana
- imperialismo, com a partilha da África e da Ásia
- produção industrial
- desenvolvimento do sindicalismo
- explosão urbana
- imperialismo, com a partilha da África e da Ásia
- grandes conglomerados financeiros
- era das transnacionais
- internacionalização da produção, comunicações, moeda e comércio
As características reais do capitalismo têm que ser redescobertas a cada nova geração.
O Capitalismo
O sistema capitalista remonta sua origem da baixa idade média (século XI ao XV), período marcado pela hegemonia do sistema de trocas em relação ao sistema de subsistência, típico do feudalismo.
Buscou-se a inserção de mercadorias no meio social, que são bens de troca e não necessariamente bens de uso imediato, possibilitando assim acúmulo de mercadorias e maior dinâmica e abrangência no comércio.
Os produtos se transformam em mercadorias quando são postos à venda e consumidos.
Sociedade de consumo - Toda sociedade que baseia sua economia na produção e consumo cada vez maior de produtos e serviços é uma sociedade de consumo. E o capitalismo é o sistema em que a sociedade de consumo atingiu o seu auge na história da humanidade. E isso tem um lado bom, e outro ruim!
O LADO "BOM" - A sociedade de consumo aumentou incrivelmente a oferta de todos os tipos de produtos e serviços nos últimos 100 anos. Com isso, a qualidade de vida de parte da humanidade cresceu muito! A ciência, a medicina e a tecnologia nunca foram tão longe! Apesar de milhões de pessoas não participarem dessa festa, hoje muitas pessoas vivem mais e com mais conforto, comem melhor, viajam para todo lado, compram carros, têm acesso aos avanços tecnológicos (Internet, celular), levam o maior vidão.
O LADO "MENOS BOM" ou RUIM - O objetivo do capitalismo é o lucro, certo? E não há nada de errado com ele, pelo contrário! Mas tudo o que é feito com exagero gera um desequilíbrio. Para ganhar cada vez mais dinheiro, os donos dos meios de produção querem que as pessoas comprem sempre mais, sempre mais, sempre mais!
Resultado:
1 - A propaganda acaba "bombardeando" as pessoas, convencendo os consumidores a comprarem coisas que não querem e não precisam...
2 - A sociedade passa a valorizar o TER, em vez do SER. Muitas vezes, as pessoas passam a ser julgadas pela aparência física, pelas roupas que vestem, carros e casas que possuem, em vez de serem apreciadas por suas qualidades, como sinceridade, coragem, generosidade, e muitas outras.
3 - O excesso de consumo está destruindo o meio ambiente! Tudo o que se produz e se consome gera um impacto da natureza. Das árvores arrancadas para fazer lápis e papel à poluição gerada por carros, fábricas e esgotos; da água desviada para alimentar usinas hidrelétricas às toneladas de lixo produzidas por bilhões de pessoas!
E quem são os maiores sujões? As pessoas (e os países) que mais consomem.
Só para ser ter uma idéia: 1/5 (um quinto) da população do mundo consome 53% dos combustíveis fósseis (gasolina, gás, petróleo) do planeta!
Podemos dizer que o capitalismo:
* Visa ao lucro.
* Propriedade privada dos meios de produção.
* Livre iniciativa e livre concorrência.
* Liberdade ideológica.
* Mobilidade social.
* Jogo de mercado ( oferta e procura).
Siga a linha do Tempo:
O trabalho.
RESPOSTA:
a) Livre-cambismo.
b) Capitalismo financeiro.
c) Capitalismo monopolista.
d) Capitalismo comercial ou mercantilismo.
e) Comunitarismo estatal.
2) (MACK) Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial:
a) a adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias;
b) a não-intervenção do Estado na economia e o incentivo às atividades naturais;
c) o monopólio comercial metropolitano e a sua influência no aquecimento da burguesia e no desenvolvimento do capitalismo;
d) a extinção do trabalho escravo e o desenvolvimento econômico das áreas coloniais;
e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulação capitalista no setor colonial.
3) O que é capitalismo monopolista?
a) Imenso número de empresas disputam o mercado.
b) Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
c) O mercado é dominado pelas multinacionais
d) Grupo restrito de transnacionais dominam o mercado
4) O que é Imperialismo?
a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
b) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
c) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
d) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
5) Dê o significado das palavras:
Capital –
Meios de produção –
Capital produtivo –
Capital financeiro –
Capital comercial –
Monopólio -
Oligopólio -
Truste-
Cartel -
6) Considere as seguintes afirmações:
I- Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.
II- No sistema capitalista a propriedade dos meios de produção é do Estado que regula a economia com os planos qüinqüenais.
III- No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado.
IV- No capitalismo a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.
V- Podemos dizer que o capitalismo é um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora
VI- O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
Estão corretos os itens:
a) I, III, IV, V
b) II, III, IV, VI
c) I, III, IV, V,VI
d) II, IV,V
e) I, II,IV
7- O que motivou os países industrializados a investirem na dominação imperialista?
Quais as conseqüências do Imperialismo?
8- A expansão imperialista do século XIX trouxe como conseqüência:
a) a descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
b) a divisão do mundo em dois blocos e o aparecimento das nações subdesenvolvidas.
c) o domínio econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia soviética sobre o oriente.
d) a partilha da África e a dominação européia sobre as vastas áreas da Ásia.
9- Também conhecido como “Paz Armada”, a “partilha da África” (1870-1914) foi um período que resultou do interesse das potências capitalistas européias em:
a) provocar uma nova partilha territorial dos países do primeiro mundo.
b) investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matériasprimas e reservar mercados para seus produtos industrializados.
c) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de recursos (capitais) excedentes na industrialização desses países.
d) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, para suprir o mercado europeu que estava em decadência.
10- Explique as principais características do neoliberalismo:
QUESTÕES DO ENEM 2009
Gabarito dos exercícios sobre Capitalismo 2
Meios de produção – São os bens necessários à produção, que não se incorporam no produto final e que, por isso, permanecem na empresa durante um período elevado de tempo.
Capital produtivo – todo o recurso investido para gerar produtos e oportunidades de trabalho; capital aplicado diretamente nas empresas e ajuda a gerar empregos e manter o crescimento ou pelo menos a estabilização da economia.
Capital financeiro – designa qualquer meio ou mecanismo que representa riqueza ou outros estilos de capital.
Capital comercial – designa as riquezas provenientes do comercio.
Monopólio - é uma condição do mercado caracterizada pelo controle, por um só vendedor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores.
Oligopólio - o mercado é controlado por um pequeno grupo de empresas. Os oligopolistas tendem a atuar em comum acordo ou, quando a lei permite, a estabelecer cartéis com pactos formais sobre preços e abastecimento, o que, virtualmente, torna monopolística sua atividade econômica. Este termo é usado quando um grupo empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Truste- Conglomerado de empresas de um só dono,atuando em setores diversos da economia. EX:grupo Bradesco, grupo globo,grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim.
Cartel - seria o acordo firmado entre empresas do mesmo ramo, afim de estabelecer o preco de uma mercadoria x,controlando o produto.
Ex:OPEP,cartel do cimento no Brasil e do aço nos Estado Unidos.
6) Resposta: A ( V,F,V,V,F,V,)
7) Resposta:
A) Busca por matéria-prima; mercados consumidores; mão-de-obra; e escoamento de excedente populacional.
B) Partilha da África e Ásia; I Guerra Mundial.
8) resposta: D
9) Resposta: B
10) Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Surgiu na década de 1970
O Neocapitalismo, também chamado de economia mista, é um termo utilizado para designar uma nova forma de capitalismo - surgido nas sociedades reconstruídas e tecnológicas do pós-guerra - que se caracteriza pela correção de seus excessos, mediante a aplicação de medidas visando ao bem estar social.
Capitalismo informacional - Fase atual. O capitalismo continua industrial e financeiro, mas sua característica principal é a importância do conhecimento.
FONTE:
http://www.grupoescolar.com/materia/o_novo_capitalismo.html
O Capitalismo
O LADO "MENOS BOM" ou RUIM - O objetivo do capitalismo é o lucro, certo? E não há nada de errado com ele, pelo contrário! Mas tudo o que é feito com exagero gera um desequilíbrio. Para ganhar cada vez mais dinheiro, os donos dos meios de produção querem que as pessoas comprem sempre mais, sempre mais, sempre mais!
Por isso, todos temos o dever de economizar tudo o que pudermos: água, energia elétrica, papel, móveis, brinquedos, livros e até dinheiro.
O trabalho.
Na edição do dia 31 de março de 2010, do Jornal Zero Hora, Caderno Vestibular, p. 5 encontrei este material que disponibilizo para vocês por ser de muita importância para o andamento de nossas aulas.
http://zerohora.clicrbs.com.br/pdf/7976223.pdfExercícios sobre Capitalismo - 1
1- À medida que avança a globalização da economia internacional, o mundo se torna cada vez mais competitivo, demonstrando o interesse das potências no enriquecimento e a exploração ampla sobre os países periféricos.
Com base no sistema capitalista e suas características gerais, responda as características abaixo:
a) Explique o que vem a ser mobilidade social.
b) Determine o que vem ser livre iniciativa e dê exemplos.
a) Mobilidade Social: é a possibilidade de um indivíduo mudar de classe social e econômica, ou seja, a possibilidade do pobre ficar rico e do rico ficar pobre.
b) Livre Iniciativa: é um mecanismo de mercado que determina que boas idéias, pode gerar novos produtos, novas formas de investimento, novas tecnologias, gerando a possibilidade de modernização e ganho econômico.
2- A primeira grande fase do sistema capitalista foi o capitalismo comercial, que se desenvolveu nos séculos XVI e XVII. Essa fase foi marcada geopoliticamente (estratégia espacial) pelo Pacto Colonial e o Mercantilismo.
-Explique como ocorria o Pacto Colonial e quais foram as regiões beneficiadas e prejudicadas por esse acordo.
RESPOSTA:
O Pacto colonial era marcado pela política do mercantilismo, na qual o papel da metrópole era explorar os recursos da Colônia, e essa servia exclusivamente para ser explorada. O continente europeu se beneficiou e áreas da América, África e Ásia foram exploradas.
3- Sobre o sistema capitalista, analise as alternativas abaixo, destacando a alternativa correta:
a) A propriedade pertence ao Estado.
b) Só existe um partido- monopartidarismo.
c) Só existe uma classe social, onde todos ganham em média os mesmos salários.
d) Fechado para a participação política, ou seja, ninguém possui o direito a votar.
e) Visa ao lucro e a propriedade é privada, pertence a uma pessoa ou grupo de pessoas.
LETRA E
LETRA E
04- Se considerarmos o processo de desenvolvimento do capitalismo, podemos dizer que ele foi respectivamente:
a) industrial, financeiro e comercial
b) comercial, industrial e financeiro
c) liberal, industrial e comercial
d) financeiro, imperialista e comercial
b) comercial, industrial e financeiro
c) liberal, industrial e comercial
d) financeiro, imperialista e comercial
LETRA B
05- No capitalismo financeiro o mercado passa a ser:
a) liberal
a) liberal
b) imperialista
c) oligopolizado
d) colonial
LETRA C
LETRA C
Some as alternativas corretas e dê o ressultado indicando quais as corretas:
06- (UEM – Inverno 2008) É correto afirmar que acompanham ou são conseqüências da atual fase de internacionalização da economia os seguintes fenômenos:
01) a reestruturação produtiva, que se refere ao conjunto das transformações que ocorreu nas tecnologias e nas relações de produção, causando, entre outros, o desaparecimento de algumas profissões e o desemprego estrutural.
02) o acirramento da competição tecnológica, que tem reordenado o padrão de acumulação capitalista e gerado grandes corporações globais, por meio de fusões de empresas que operam em um determinado setor econômico.
04) a alta rotatividade da mão-de-obra e formas mais flexíveis e precárias de contrato entre empregadores e empregados.
08) o fortalecimento das organizações sindicais, que têm assumido papel decisivo no conteúdo das mudanças em curso no mundo do trabalho.
16) o afrouxamento das leis contra imigração, já que os países mais ricos necessitam da mão-de-obra originária dos países que estão em uma posição econômica subordinada.
Resposta: 07 Corretas: 01-02-04
01) a reestruturação produtiva, que se refere ao conjunto das transformações que ocorreu nas tecnologias e nas relações de produção, causando, entre outros, o desaparecimento de algumas profissões e o desemprego estrutural.
02) o acirramento da competição tecnológica, que tem reordenado o padrão de acumulação capitalista e gerado grandes corporações globais, por meio de fusões de empresas que operam em um determinado setor econômico.
04) a alta rotatividade da mão-de-obra e formas mais flexíveis e precárias de contrato entre empregadores e empregados.
08) o fortalecimento das organizações sindicais, que têm assumido papel decisivo no conteúdo das mudanças em curso no mundo do trabalho.
16) o afrouxamento das leis contra imigração, já que os países mais ricos necessitam da mão-de-obra originária dos países que estão em uma posição econômica subordinada.
Resposta: 07 Corretas: 01-02-04
07- (UEM – Inverno 2008) Sobre as relações produtivas desenvolvidas por diferentes grupos sociais ao longo da história, assinale o que for correto.
01) Nas sociedades tribais, o trabalho humano está relacionado apenas à satisfação das necessidades básicas do homem, como, por exemplo, garantir a alimentação e o abrigo. Por isso, nesses casos, os processos de trabalho não geram relações propriamente sociais.
02) Segundo muitos autores, para alcançar a sua subsistência, nem todos os grupos humanos viveram de atividades produtivas, como ocorreu historicamente nas sociedades de pescadores, de coletores e de caçadores.
01) Nas sociedades tribais, o trabalho humano está relacionado apenas à satisfação das necessidades básicas do homem, como, por exemplo, garantir a alimentação e o abrigo. Por isso, nesses casos, os processos de trabalho não geram relações propriamente sociais.
02) Segundo muitos autores, para alcançar a sua subsistência, nem todos os grupos humanos viveram de atividades produtivas, como ocorreu historicamente nas sociedades de pescadores, de coletores e de caçadores.
04) Alguns antropólogos afirmam que grupos indígenas, como os ianomâmis, podem ser considerados “sociedades de abundância”, pois dedicam poucas horas diárias às atividades produtivas, mas, apesar disso, têm suas necessidades materiais satisfeitas. Tais necessidades não são crescentes, como ocorre nas sociedades capitalistas.
08) Na sociedade feudal, a terra era o principal meio de produção, porém os direitos sobre ela pertenciam aos senhores. Os camponeses e os servos nunca podiam decidir o que produzir, para quem e quando trocar o fruto do seu trabalho.
16) O modo de produção escravista colonial que ocorreu no Brasil tinha as seguintes características principais: economia voltada para o mercado externo baseada no latifúndio, troca de matérias-primas por produtos manufaturados da metrópole e fraco controle da colônia sobre a comercialização.
Resposta: 20 Corretas: 04-16
08) Na sociedade feudal, a terra era o principal meio de produção, porém os direitos sobre ela pertenciam aos senhores. Os camponeses e os servos nunca podiam decidir o que produzir, para quem e quando trocar o fruto do seu trabalho.
16) O modo de produção escravista colonial que ocorreu no Brasil tinha as seguintes características principais: economia voltada para o mercado externo baseada no latifúndio, troca de matérias-primas por produtos manufaturados da metrópole e fraco controle da colônia sobre a comercialização.
Resposta: 20 Corretas: 04-16
08- (UEM – Inverno 2008) Considerando que a produção e a circulação de bens e de serviços são o resultado da combinação de trabalho, matéria-prima e instrumentos de produção, assinale o que for correto.
01) Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.
02) Na produção capitalista contemporânea, a ciência e a tecnologia tornaram-se forças produtivas e agentes de acumulação do capital.
04) As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual não podem ser consideradas trabalho, pois não produzem riqueza material.
08) No modo de produção asiático, os escravos e os camponeses entregavam a sua produção ao Estado, porém o excedente da produção era dividido igualmente por toda a população.
16) A partir das mudanças ocorridas em seu processo de produção, o sistema feudal entrou em declínio, assim, os países europeus predominantemente agrários lentamente se transformaram em urbano-industriais.
Resposta: 19 Corretas: 01-02-16
09- (UEM – verão 2008) A respeito da organização do processo produtivo na economia capitalista no período pós Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto.
01) Para Karl Marx, no capitalismo, os trabalhadores encontram-se alienados pelo fato de não se apropriarem dos resultados do seu trabalho nem controlarem o processo produtivo.
02) Na produção capitalista contemporânea, a ciência e a tecnologia tornaram-se forças produtivas e agentes de acumulação do capital.
04) As atividades relacionadas às artes e à atividade intelectual não podem ser consideradas trabalho, pois não produzem riqueza material.
08) No modo de produção asiático, os escravos e os camponeses entregavam a sua produção ao Estado, porém o excedente da produção era dividido igualmente por toda a população.
16) A partir das mudanças ocorridas em seu processo de produção, o sistema feudal entrou em declínio, assim, os países europeus predominantemente agrários lentamente se transformaram em urbano-industriais.
Resposta: 19 Corretas: 01-02-16
09- (UEM – verão 2008) A respeito da organização do processo produtivo na economia capitalista no período pós Segunda Guerra Mundial, assinale o que for correto.
01) A concentração espacial das distintas etapas do processo produtivo, o forte controle sobre elas e a acentuada hierarquização das funções constituem características do denominado modelo fordista.
02) Pode-se dizer que o toyotismo foi uma resposta à crise da economia capitalista mundial manifesta na década de 1970. Ele se caracterizou, entre outros fatores, pela exigência de maior versatilidade dos trabalhadores para o desempenho das funções.
04) O período em que vigorou hegemonicamente o modelo fordista foi acompanhado pela expansão dos serviços públicos. Nos países de capitalismo central, essa expansão produziu o denominado Estado de bem estar social.
08) O fordismo caracterizou-se por métodos que procuraram fazer que os próprios operários internalizassem a disciplina de trabalho necessária para a acumulação capitalista. Assim, dispensou a necessidade de várias funções intermediárias do processo produtivo.
16) Embora distintos, o fordismo e o toyotismo coincidiram, igualmente, com períodos de enfraquecimento das organizações sindicais dos trabalhadores.
02) Pode-se dizer que o toyotismo foi uma resposta à crise da economia capitalista mundial manifesta na década de 1970. Ele se caracterizou, entre outros fatores, pela exigência de maior versatilidade dos trabalhadores para o desempenho das funções.
04) O período em que vigorou hegemonicamente o modelo fordista foi acompanhado pela expansão dos serviços públicos. Nos países de capitalismo central, essa expansão produziu o denominado Estado de bem estar social.
08) O fordismo caracterizou-se por métodos que procuraram fazer que os próprios operários internalizassem a disciplina de trabalho necessária para a acumulação capitalista. Assim, dispensou a necessidade de várias funções intermediárias do processo produtivo.
16) Embora distintos, o fordismo e o toyotismo coincidiram, igualmente, com períodos de enfraquecimento das organizações sindicais dos trabalhadores.
Resposta: 07 Corretas: 01-02-04
10- (UEL – 2004) “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria.” (SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002. p. 221.)
No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego.
a) Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado.
b) Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa.
c) Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho.
d) Altas taxas de sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de avanço na carreira. e) Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.
10- (UEL – 2004) “No tempo em que os sindicatos eram fortes, os trabalhadores podiam se queixar do excesso de velocidade na linha de produção e do índice de acidentes sem medo de serem despedidos. Agora, apenas um terço dos funcionários da IBP [empresa alimentícia norte-americana] pertence a algum sindicato. A maioria dos não sindicalizados é imigrante recente; vários estão no país ilegalmente; e no geral podem ser despedidos sem aviso prévio por seja qual for o motivo. Não é um arranjo que encoraje ninguém a fazer queixa. [...] A velocidade das linhas de produção e o baixo custo trabalhista das fábricas não sindicalizadas da IBP são agora o padrão de toda indústria.” (SCHLOSSER, Eric. País Fast-Food. São Paulo: Ática, 2002. p. 221.)
No texto, o autor aborda a universalização, no campo industrial, dos empregos do tipo Mcjobs “McEmprego”, comuns em empresas fast-food. Assinale a alternativa que apresenta somente características desse tipo de emprego.
a) Alta remuneração da força-de-trabalho adequada à especialização exigida pelo processo de produção automatizado.
b) Alta informalidade relacionada a um ambiente de estabilidade e solidariedade no espaço da empresa.
c) Baixa automatização num sistema de grande responsabilidade e de pequena divisão do trabalho.
d) Altas taxas de sindicalização entre os trabalhadores aliadas a grandes oportunidades de avanço na carreira. e) Baixa qualificação do trabalhador acompanhada de má remuneração do trabalho e alta rotatividade.
Resposta: E
Exercícios sobre Capitalismo - 2
1) Sistema caracterizado pela intervenção do Estado na economia, balança comercial favorável, protecionismo, monopólios, entre outros elementos, são características do (a):
a) Livre-cambismo.
b) Capitalismo financeiro.
c) Capitalismo monopolista.
d) Capitalismo comercial ou mercantilismo.
e) Comunitarismo estatal.
2) (MACK) Pode ser considerada uma característica do Sistema Colonial:
a) a adoção, por parte das metrópoles, uma política liberal que facilitou a emancipação das colônias;
b) a não-intervenção do Estado na economia e o incentivo às atividades naturais;
c) o monopólio comercial metropolitano e a sua influência no aquecimento da burguesia e no desenvolvimento do capitalismo;
d) a extinção do trabalho escravo e o desenvolvimento econômico das áreas coloniais;
e) a economia voltada para o mercado interno e para a acumulação capitalista no setor colonial.
3) O que é capitalismo monopolista?
a) Imenso número de empresas disputam o mercado.
b) Grupo restrito de grandes empresas dominam praticamente sozinhas o mercado.
c) O mercado é dominado pelas multinacionais
d) Grupo restrito de transnacionais dominam o mercado
4) O que é Imperialismo?
a) Política de ocupação territorial e econômica praticada pelas potências capitalistas do Ocidente.
b) Política de dominação econômica desenvolvida a partir da exploração da mão de obra dos países periféricos.
c) Política de dominação econômica a partir da exploração da mão de obra e da matéria-prima.
d) Política de ocupação territorial e econômica praticada pela Alemanha durante a Segunda Guerra Mundial.
5) Dê o significado das palavras:
Capital –
Meios de produção –
Capital produtivo –
Capital financeiro –
Capital comercial –
Monopólio -
Oligopólio -
Truste-
Cartel -
6) Considere as seguintes afirmações:
I- Capitalismo é o sistema econômico que se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos.
II- No sistema capitalista a propriedade dos meios de produção é do Estado que regula a economia com os planos qüinqüenais.
III- No sistema capitalista, as padarias, as fábricas, confecções, gráficas, papelarias etc., pertencem a empresários e não ao Estado.
IV- No capitalismo a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura.
V- Podemos dizer que o capitalismo é um sistema que visa a igualdade social e a passagem do poder político e econômico para as mãos da classe trabalhadora
VI- O capitalista, proprietário de empresa, compra a força de trabalho de terceiros para produzir bens que, após serem vendidos, lhe permitem recuperar o capital investido e obter um excedente denominado lucro.
Estão corretos os itens:
a) I, III, IV, V
b) II, III, IV, VI
c) I, III, IV, V,VI
d) II, IV,V
e) I, II,IV
7- O que motivou os países industrializados a investirem na dominação imperialista?
Quais as conseqüências do Imperialismo?
8- A expansão imperialista do século XIX trouxe como conseqüência:
a) a descolonização da América e a independência dos Estados Unidos.
b) a divisão do mundo em dois blocos e o aparecimento das nações subdesenvolvidas.
c) o domínio econômico americano sobre o ocidente e a hegemonia soviética sobre o oriente.
d) a partilha da África e a dominação européia sobre as vastas áreas da Ásia.
9- Também conhecido como “Paz Armada”, a “partilha da África” (1870-1914) foi um período que resultou do interesse das potências capitalistas européias em:
a) provocar uma nova partilha territorial dos países do primeiro mundo.
b) investir seus capitais excedentes nas colônias, obter mercados fornecedores de matériasprimas e reservar mercados para seus produtos industrializados.
c) promover o desenvolvimento das colônias através da aplicação de recursos (capitais) excedentes na industrialização desses países.
d) desenvolver a produção de gêneros alimentícios nas colônias, para suprir o mercado europeu que estava em decadência.
10- Explique as principais características do neoliberalismo:
1) Do ponto de vista geopolítico, a Guerra Fria dividiu a Europa em dois blocos. Essa divisão propiciou a formação de alianças antagônicas de caráter militar, como a OTAN, que aglutinava os países do bloco ocidental, e o Pacto de Varsóvia, que concentrava os do bloco oriental. É importante destacar que, na formação da OTAN, estão presentes, além dos países do oeste europeu, os EUA e o Canadá. Essa divisão histórica atingiu igualmente os âmbitos político e econômico que se refletia pela opção entre os modelos capitalista e socialista.
Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Européia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.
2) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta
a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.
3) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas conseqüências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem
a) a erradicação da fome no mundo.
b) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
c) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
d) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
e) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
* http://www.supletivounicanto.com.br/docs/cd/Hist%F3ria/2%B0%20ano/07-o%20imperialismo%20e%20o%20neocolonialismo.pdf
* http://www.unigrau.com.br/BancoQuest/Fernando/Fernando03_01.htm
Essa divisão europeia ficou conhecida como
a) Cortina de Ferro.
b) Muro de Berlim.
c) União Européia.
d) Convenção de Ramsar.
e) Conferência de Estocolmo.
2) O fim da Guerra Fria e da bipolaridade, entre as décadas de 1980 e 1990, gerou expectativas de que seria instaurada uma ordem internacional marcada pela redução de conflitos e pela multipolaridade.
O panorama estratégico do mundo pós-Guerra Fria apresenta
a) o aumento de conflitos internos associados ao nacionalismo, às disputas étnicas, ao extremismo religioso e ao fortalecimento de ameaças como o terrorismo, o tráfico de drogas e o crime organizado.
b) o fim da corrida armamentista e a redução dos gastos militares das grandes potências, o que se traduziu em maior estabilidade nos continentes europeu e asiático, que tinham sido palco da Guerra Fria.
c) o desengajamento das grandes potências, pois as intervenções militares em regiões assoladas por conflitos passaram a ser realizadas pela Organização das Nações Unidas (ONU), com maior envolvimento de países emergentes.
d) a plena vigência do Tratado de Não Proliferação, que afastou a possibilidade de um conflito nuclear como ameaça global, devido à crescente consciência política internacional acerca desse perigo.
e) a condição dos EUA como única superpotência, mas que se submetem às decisões da ONU no que concerne às ações militares.
3) Até o século XVII, as paisagens rurais eram marcadas por atividades rudimentares e de baixa produtividade. A partir da Revolução Industrial, porém, sobretudo com o advento da revolução tecnológica, houve um desenvolvimento contínuo do setor agropecuário. São, portanto, observadas conseqüências econômicas, sociais e ambientais inter-relacionadas no período posterior à Revolução Industrial, as quais incluem
a) a erradicação da fome no mundo.
b) o aumento das áreas rurais e a diminuição das áreas urbanas.
c) a maior demanda por recursos naturais, entre os quais os recursos energéticos.
d) a menor necessidade de utilização de adubos e corretivos na agricultura.
e) o contínuo aumento da oferta de emprego no setor primário da economia, em face da mecanização
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:
* http://www.supletivounicanto.com.br/docs/cd/Hist%F3ria/2%B0%20ano/07-o%20imperialismo%20e%20o%20neocolonialismo.pdf
* http://www.unigrau.com.br/BancoQuest/Fernando/Fernando03_01.htm
Gabarito dos exercícios sobre Capitalismo 2
Confira as respostas dos exercícios sobre o Capitalismo:
1- Resposta: D
2- Resposta: C
3- Resposta: B
4- Resposta: A
1- Resposta: D
2- Resposta: C
3- Resposta: B
4- Resposta: A
5) Dê o significado das palavras:
Capital – fundo de bens e dinheiro. Conjunto dos bens utilizados na atividade produtiva, com um objetivo reprodutivo.Meios de produção – São os bens necessários à produção, que não se incorporam no produto final e que, por isso, permanecem na empresa durante um período elevado de tempo.
Capital financeiro – designa qualquer meio ou mecanismo que representa riqueza ou outros estilos de capital.
Capital comercial – designa as riquezas provenientes do comercio.
Monopólio - é uma condição do mercado caracterizada pelo controle, por um só vendedor, dos preços e das quantidades de bens ou serviços oferecidos aos usuários e consumidores.
Oligopólio - o mercado é controlado por um pequeno grupo de empresas. Os oligopolistas tendem a atuar em comum acordo ou, quando a lei permite, a estabelecer cartéis com pactos formais sobre preços e abastecimento, o que, virtualmente, torna monopolística sua atividade econômica. Este termo é usado quando um grupo empresas domina o comércio de um determinado produto ou serviço.
Truste- Conglomerado de empresas de um só dono,atuando em setores diversos da economia. EX:grupo Bradesco, grupo globo,grupo Silvio Santos e Grupo Votorantim.
Cartel - seria o acordo firmado entre empresas do mesmo ramo, afim de estabelecer o preco de uma mercadoria x,controlando o produto.
Ex:OPEP,cartel do cimento no Brasil e do aço nos Estado Unidos.
6) Resposta: A ( V,F,V,V,F,V,)
7) Resposta:
A) Busca por matéria-prima; mercados consumidores; mão-de-obra; e escoamento de excedente populacional.
8) resposta: D
9) Resposta: B
10) Podemos definir o neoliberalismo como um conjunto de idéias políticas e econômicas capitalistas que defende a não participação do estado na economia. De acordo com esta doutrina, deve haver total liberdade de comércio (livre mercado), pois este princípio garante o crescimento econômico e o desenvolvimento social de um país. Surgiu na década de 1970
ENEM
1) RESPOSTA A
2) RESPOSTA A
3) RESPOSTA C
2) RESPOSTA A
3) RESPOSTA C