Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

segunda-feira, 29 de agosto de 2011

Crédito de carbono


No ano de 1997, foi assinado o Protocolo de Kyoto que  serviu para firmar o compromisso, por parte dos países do norte (desenvolvidos), em reduzir a emissão de gases.
Em 2004 ocorreu uma reunião na Argentina que fez aumentar a pressão para que se estabelecessem metas de redução na emissão de gases por parte dos países em desenvolvimento até 2012.
2005 foi o ano que marcou o início efetivo do Protocolo de Kyoto, vigorando a partir do mês de fevereiro. Com a entrada em vigor do Protocolo de Kyoto, cresceu a possibilidade do carbono se tornar moeda de troca. O mercado de créditos de carbono pode aumentar muito, pois países que assinaram o Protocolo podem comprar e vender créditos de carbono.
Créditos de carbono ou Redução Certificada de Emissões (RCE) são uma espécie de moeda ambiental criada em 1997 com a assinatura do Protocolo de Kyoto.
Ou, créditos de carbono são certificados que autorizam o direito de poluir.
A criação dos créditos de carbono se deve à preocupação com o meio ambiente por parte da ONU, que decidiu controlar as intervenções e atividades humanas prejudiciais para o clima.





Um crédito de carbono equivale a uma tonelada de CO2 (dióxido de carbono) que deixou de ser produzido. Para os demais gases poluentes reduzidos, são emitidos créditos chamados “carbono equivalente”.


Saiba mais:
O que é ?  
Valor dos gases: e um vídeo. 
 - Curiosidades


quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Dicas

Como estudar para uma prova
Olhem só que dicas legais o site da Revista Super Interessante bolou e postou no seu site.
Em época de provas do segundo trimestre, vale a pena conferir, não concordam?
Então visite o site para  conferir.

Temas da atualidade


Para quem já está pensando nas provas do ENEM 2011 precisa estar ligado em assuntos da atualidade, pois as provas costumam exigir do aluno a interpretação de temas atuais.
É bom ou, diria mesmo, essencial  se dedicar diariamente à leitura de sites, jornais e revistas.
Os especialistas aconselham atenção especial a assuntos ligados a matrizes energéticas e questões sociais.
“O candidato, porém, não deve se preocupar em decorar informações. O essencial é interpretar os fatos e ser capaz de compreender suas complexidades”, diz Alberto Nascimento, coordenador do Curso Anglo.
Célio Tasinafo, coordenador do cursinho Oficina do Estudante, complementa: “A leitura diária do noticiário também dá subsídios para uma boa redação, prova de peso no Enem.”
Com a ajuda dos dois especialistas, VEJA selecionou onze temas que podem aparecer nas provas de outubro. Confira  aqui  quais são eles.

Conflitos na Líbia

10 perguntas e respostas para entender o conflito na Líbia


Depois de um período o conflito na Líbia, norte da África, voltou a ferver. Iniciados há seis meses, Os protestos contra a mais antiga ditadura do mundo árabe tiveram início há cerca de seis meses e evoluíram rapidamente para uma guerra civil com disputa armada pelo controle dos territórios e tem sido marcado por avanços e recuos de forçar rebeldes e governistas sobre cidades estratégicas.
O ditador Muamar Kadafi, que havia conseguido controlar a situação por um tempo, sofreu várias derrotas nos últimos dias: as forças rebeldes capturaram seus filhos, tomaram parte da capital do país e tomaram um quartel de elite e renderam a guarda presidencial.
Só nos últimos quatro dias, os combates em Tripoli, capital do país, fizeram mais de 400 mortos e dois mil feridos. Os rebeldes dizem que a guerra só acabará quando Kadafi for capturado e possa ser julgado. Seu paradeiro é desconhecido.


Confira aqui 10 perguntas que foram respondidas com a ajuda do professor Samuel Feldberg, coordenador do Laboratório de Estudos sobre a Intolerância e pesquisador do Núcleo de Pesquisa em Relações Internacionais da USP.

Acompanhe passo a passo os acontecimentos na Líbia " ONU vai liberar US$ 1,5 para gastos com ajuda humanitária na Líbia", no site do Estadão.com.br/ Blogs

Acompanhe ao vivo: PROTESTOS NO MUNDO ISLÂMICO - 25.agosto.2011 


segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Líbia- rebeldes tomam Trípoli

Assim como o ocorrido na Tunísia e no Egito,   a  Líbia enfrentou  a maior revolta popular das últimas décadas tem por objetivo derrubar o ditador Muamar Kadafi, que governava o país desde 1969.
http://veja.abril.com.br/assets/pictures/46735/Libia-Rebelde-vigia-T
ripoli-de-revide-das-forcas-de-seguranca-de-Kadafi-size-598.jpg?1314027930
 Kadafi chegou ao poder por meio de um golpe de Estado, que depôs a monarquia de então.
 A situação do país, localizado no norte da África, é mais um capítulo da forte onda de manifestações populares no mundo árabe-muçulmano.
 Há ainda revoltas  no Iêmen e no Bahrein e começam a chegar a Marrocos, Argélia e Omã.

Os líbios começaram a sair às ruas das principais cidades do país em meados de fevereiro para contestar o líder Muammar Kadafi, no comando do país desde a revolução de 1969. Mais de um mês depois, no entanto, os protestos evoluíram para uma guerra civil que cindiu a Líbia em batalhas pelo controle de cidades estratégicas.
A violência dos confrontos entre as forças de Kadafi e a resistência rebelde, durante os quais 
 Nesta segunda-feira, dia 22 de agosto de 2011, após seis meses de fortes enfrentamentos, os rebeldes líbios romperam a segurança militar do coronel e invadiram a capital Trípoli.
 Desde domingo à noite, os insurgentes estão nas ruas comemorando vitórias, como o controle de 95% da cidade e a prisão de Seif al-Islam, o porta-voz do regime, filho de Kadafi e considerado o sucessor natural do pai. 
Sem Kadafi, o futuro da Líbia é incerto, mas os desafios imediatos do país logo após a queda do ditador já são conhecidos: a forte rivalidade tribal, a divisão leste-oeste, a incoerente liderança rebelde e a ausência de uma sociedade civil".

Fonte:http://veja.abril.com.br/assets/
pictures/30349/info-libia-mapa-20110224-original.jpg
Mais fotos ? Clique aqui.

quinta-feira, 11 de agosto de 2011

Dia do Estudante!


Ao festejarmos mais um DIA DO ESTUDANTE, queremos abraçá-los e dizer algumas palavras:


Ame os estudos pois neles está parte do seu sucesso na vida.
Portanto, não estude somente para a escola, mas para a sua vida.
Procure na escola o que deseja para a sua vida, pois ela te acolherá, orientará, dirigirá.
As boas notas dependem de aplicação e amor aos estudos. 
Crie o bom hábito da leitura. Isso enriquece sua personalidade. 
Desistir? Nunca!
Confie em seus professores pois eles são amigos e estão preparados para te orientar sempre.
Lembre-se que as dificuldades não devem enfraquecer suas esperanças. 
Faça seus talentos frutificarem.

Oração do Estudante
Senhor, meu Deus e Pai, 
o Senhor me abençoou com uma mente maravilhosa dando-­me a capacidade de aprender tudo aquilo que é para o meu bem. 
Por isso eu venho te pedir para ungir e abençoar a minha mente para que eu possa aprender todas as matérias do meu currículo, inclusive aquelas que tenho mais dificuldade. 
Senhor, que eu possa superar os meus limites com a Tua benção sobre a minha vida e que eu possa completar com a Tua ajuda este período da minha vida de estudante. 
Abençoa os meus professores para que sejam verdadeiros instrumentos de sabedoria para minha vida. 
Em nome de Jesus, Amém. 
Autor: ( desconhecido )

Um abração e beijos da professora Maria do Carmo Bigolin.