Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quinta-feira, 25 de março de 2010

HORA DO PLANETA 2010 ( Time to move)


Dia 27 de março, sábado, entre 20h30 e 21h30 é dia de ficar por uma hora no escuro.


Não necessariamente no escuro, pois luz de vela será permitida.


Mas afinal para que serve esse ato simbólico, promovido pela organização ambiental WWF, que sugere que todos apaguem as luzes de suas residências, comércios e inclusive monumentos públicos?


Segundo os organizadores, é uma oportunidade crucial que as pessoas têm de manifestar sua preocupação com as mudanças climáticas. É uma mobilização popular em torno de uma questão importante, é não só contribuir para a preservação do nosso Planeta, como fazer parte da maior plataforma voluntária de cidadãos contra as alterações climáticas.

No Brasil, o apagar das luzes representa um sinal claro aos governos de que a população quer o fim dos desmatamentos, responsável por mais de 70% das emissões de gases de efeito estufa do país.

Também significa que o Brasil está alinhado com o resto dos países participantes, que também clamam pelo controle das emissões de forma a manter o aquecimento global em torno dos 2oC, como preconizado pela comunidade científica.
Este evento foi criado em 2007 e vem a cada ano ganhando força com a adesão de várias cidades do mundo.
O evento nasceu na Austrália e é organizado pela OnG WWF.
O objetivo é fazer com que várias empresas, cidades e moradores do mundo inteiro apaguem as luzes durante 1 hora para conscientizar os governantes sobre as questões do aquecimento global.


Saiba mais clicando aqui ou aqui.

sábado, 13 de março de 2010

TERREMOTOS NO BRASIL?


Tremores de terra ou abalos causados pela liberação de energia acumulada no interior da crosta terrestre não são raridades aqui.


Ao contrário: o território nacional sofre cerca de 90 tremores todos os anos. Incomuns, na verdade, são os sismos de grande magnitude porque o país está em uma zona intraplacas tectônicas, com maior estabilidade, afastado das zonas de contato ou de separação de plataformas (veja a ilustração ao lado, que também indica, com as setas vermelhas, o sentido de movimento das placas).


Essas áreas de contato são muito instáveis, como é o caso do arquipélago japonês, que sofre com abalos fortes.

Mas grandes terremotos já foram registrados aqui.


Em 1955, em Mato Grosso, um sismo atingiu 6,2 graus na escala Richter. Ele teria sido devastador se tivesse ocorrido em uma área mais povoada.


*** Quer saber mais?

** O que são terremotos e como se mede sua intensidade?



** O que é um tsunami?

** Um deles pode atingir o Brasil? Leia aqui:








sexta-feira, 12 de março de 2010

Inteligências Múltiplas


Foi desenvolvida a partir da década de 80, por uma equipa de investigadores da universidade de Harvard, liderada pelo psicólogo Howard Gardener, a Teoria das Inteligências Múltiplas.

Gardener faz uma crítica a existência e a mensurabilidade de uma Inteligência Única tal como a consideramos tradicionalmente: com a ideia de QI e com visões unitárias de inteligência, fixadas sobretudo nas habilidades importantes para o sucesso escolar.

Assim Gardner redefiniu a inteligência à luz das origens biológicas da habilidade para resolver problemas.De acordo com a visão tradicional a inteligência foi conceitualizada como a capacidade de responder a testes de inteligência e o Q.I. (quociente de inteligência) procuraria demonstrar uma faculdade geral da inteligência que não mudaria muito com a idade, treino ou experiencia sendo considerada um atributo ou faculdade inata a cada ser humano.

Desse modo Gardner procurou ampliar este conceito definindo Inteligência como a capacidade de solucionar problemas ou elaborar produtos que são importantes em um determinado ambiente ou comunidade cultural: "um potencial biopsicológico para processar informações que pode ser ativado num cenário cultural para solucionar problemas ou criar produtos que sejam valorizados numa cultura".

Inteligências Múltiplas


Abstrata
Lógico-Matemática
- Habilidade para raciocínio dedutivo e para solucionar problemas matemáticos. É a mais associada com a idéia tradicional de inteligência. Importante para pesquisadores, cientistas, físicos e engenheiros, etc.
Lingüística - Habilidade para lidar com palavras de maneira criativa e de se expressar de maneira clara e objetiva. É a inteligência da fala e a comunicação verbal e escrita e não tem relação com a cultura da pessoa. Importante para poetas, escritores, oradores, jornalistas, publicitários, vendedores, etc.
Musical - Capacidade de entender a linguagem sonora e de se expressar por meio dela. Permite organizar elementos sonoros (timbres, ritmos, sons) de forma criativa e independe de aprendizado formal. É a mais associada com a idéia de talento. Importante para músicos e compositores.

Concreta
Pictórica-espacial
- Capacidade de reproduzir, pelo desenho, situações reais ou mentais, de organizar elementos visuais de forma harmônica; de situar-se e localizar-se no espaço. Permite formar um modelo mental preciso de uma situação espacial, utilizando-o p/ fins práticos (orientação/disposição). Capacidade de transportar-se mentalmente a um espaço. Importante para artistas plásticos, ilustradores, arquitetos, navegadores, pilotos, cirurgiões, engenheiros, escultores, etc.
Cinético-Corporal - Capacidade de utilizar o próprio corpo para expressar idéias e sentimentos. Facilidade de usar as mãos. Inclui habilidades como coordenação, equilíbrio, flexibilidade, força, velocidade e destreza. Importante para atletas, mágicos, bailarinos, malabaristas, mímicos, etc.

Social
Interpessoal - Capacidade de compreender as pessoas e de interagir bem com os outros, o que significa ter sensibilidade para o sentido de expressões faciais, voz, gestos e posturas de habilidade para responder de forma adequada às situações interpessoais. Importante para líderes de grupos, políticos, terapeutas, professores e animadores de espetáculos.
Intrapessoal - Capacidade de conhecer-se e de estar bem consigo mesmo, de administrar os próprios sentimentos a favor de seus projetos. Inclui disciplina, auto estima e auto-aceitação. Importante para todas as profissões.

Interpessoal + Intrapessoal = Emocional - Assim denominada por Daniel Goleman em seu best-seller, envolve a capacidade de interagir com o mundo levando em conta os próprios sentimentos e a habilidade de compreender as emoções próprias e alheias, utilizando para as nossas decisões pessoais e profissionais.

Gardner, ao revisar sua teoria, ainda acrescentou estas duas: Naturalista e Espiritual (dando menos valor a última por acreditar que faltam ainda muitas pesquisas no trato com tais valores).

Inteligência Natural (Naturalista) - "refere-se à habilidade de reconhecer e classificar plantas, animais, minerais, incluindo rochas e gramíneas e toda a variedade de fauna e flora e devido às suas contribuições para uma maior compreensão do meio ambiente e de seus componentes.

"Inteligência Espiritual (Existencialista) - "É a capacidade de aplicar, nas ações do cotidiano, princípios e valores espirituais, com o objetivo de encontrar paz e tranqüilidade. Envolve a capacidade de encontrar um propósito para a própria vida e de lidar com problemas existenciais (perdas, fracassos, rompimentos)."

Para Gardner os seres humanos dispõem de graus variados de cada uma das inteligências e maneiras diferentes com que elas se combinam e organizam e se utilizam dessas capacidades intelectuais para resolver problemas e criar produtos. Gardner ressalta que, embora estas inteligências sejam, até certo ponto, independentes uma das outras, elas raramente funcionam isoladamente. Embora algumas ocupações exemplifiquem uma inteligência, na maioria dos casos as ocupações ilustram bem a necessidade de uma combinação de inteligências.

Por exemplo, um cirurgião necessita da acuidade da inteligência espacial combinada com a destreza da cinestésica.






E daí?



Gostaram do texto?



Você já identificou quais as habilidades que tens? E o tipo de inteligência?

quarta-feira, 10 de março de 2010

Terremoto do Chile deslocou cidades


Ainda sobre o terremoto que assolou o Chile no dia 27 de fevereiro deste ano de 2010:

Segundo o jornal Zero Hora de Porto Alegre, edição do dia 10/03/10, a terra tremeu e, por isso, parte do planeta saiu do lugar.

O violento terremoto de 8,8 graus na escala Richter que sacudiu o Chile deslocou a cidade de Concepción 3,04 metros no sentido oeste.

Já Santiago, a capital chilena, moveu-se 27,7 centímetros para oeste, segundo estudo da Universidade do Estado de Ohio e da Universidade do Havaí, ambas dos EUA, com base em medições por satélite.

O fenômeno se deve à reacomodação das placas tectônicas, sobre as quais ficam os continentes e oceanos.
O terremoto no Chile moveu até a capital da Argentina, Buenos Aires, de dois a quatro centímetros para oeste.

As Ilhas Malvinas (Falklands), no Atlântico Sul, também se mexeram.

O estudo indica pequenas alterações – de milímetros – até no território brasileiro, em cidades como Fortaleza.

O trabalho não cita, especificamente, o Rio Grande do Sul ou cidades gaúchas.

O geólogo Antonio Pedro Viero, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), diz que, mesmo que tenham ocorrido deslocamentos mínimos no Estado, não haveria motivo para apreensão. Segundo ele, trata-se de uma reacomodação natural, que não representa perigo para as pessoas.

Ele explica também que um deslocamento no Chile não implica necessariamente um “empurrão” no mesmo sentido em uma região próxima, já que as placas têm descontinuidades físicas.– Houve, simplesmente, uma reacomodação geral em razão do tremor.

Como há, hoje, técnicas muito apuradas de medição, deslocamentos mínimos são percebidos – afirma ele.

O professor de Geofísica da Universidade de Brasília (UnB) João Willy Rosa questionou a informação de que o terremoto poderia ter tido impacto sobre a posição da cidade de Fortaleza, mas afirmou que a magnitude do abalo justifica a alteração observada no Chile.– Na Califórnia, por exemplo, você vê fotos de locais onde havia uma cerca cortada por uma falha geológica. Depois que houve um tremor, um buraco se abriu nessa cerca – diz Willy Rosa.

Queres saber mais?

http://www.agencia.fapesp.br/materia/11873/divulgacao-cientifica/terremoto-desloca-cidades.htm


Fonte:
http://wp.clicrbs.com.br/expedicaochile/?topo=13,1,1,,,13



terça-feira, 2 de março de 2010

Terremoto no Chile



O terremoto que atingiu o Chile na madrugada do dia 27/02/2010, durou cerca de cerca de um minuto e ocorreu às 3h34, com 8,8 graus de magnitude, atingiu a região central do Chile, perto de Concepción, 400 km ao sul de Santiago. O epicentro do tremor foi localizado no mar, a 35 km de profundidade, em Maule, a 99 km da cidade de Talca.

Na capital do Chile, a 325 km de distância, o terremoto estremeceu diversos prédios e vários lugares do Chile ficaram sem energia. Com medo, muitos chilenos saíram às ruas desesperados.

O forte terremoto pode ter movido o eixo da Terra e encurtado a duração dos dias, segundo cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa).

O pesquisador Richard Gross e seus colaboradores do Laboratório de Propulsão da Nasa avaliaram, com a ajuda de computadores, de que forma o abalo de 8,8 graus na escala Richter poderia ter alterado a rotação do planeta.


De acordo com o estudo, o tremor fez com que um dia na Terra passasse a ter 1,26 microssegundos - um microssegundo é a milionésima parte de um segundo - a menos.

Os cientistas também chegaram à conclusão de que o eixo da Terra - sobre o qual a massa do planeta se mantém equilibrada e que é diferente do eixo norte-sul, de polo a polo - mudou em 2,7 milissegundos (cerca de oito centímetros).
O mesmo modelo de cálculo foi usado para fazer a mesma avaliação no caso do terremoto que atingiu a ilha de Sumatra (Indonésia) em 2004. Por causa daquele tremor de 9,1 graus na escala Richter, os dias foram reduzidos em 6,8 microsegundos, e o eixo do planeta sofreu redução de 2,32 milisegundos - cerca de 7 centímetros.
Gross afirmou que apesar do terremoto no Chile ter sido menor do que aquele, provocou mais alteração no eixo terrestre por ter ocorrido mais longe da linha do equador, e porque a falha geológica na qual aconteceu o terremoto chileno foi mais profunda e ocorreu em um ângulo ligeiramente mais acentuado do que a responsável pelo terremoto de Sumatra.
O planeta Terra é coberto por uma camada formada por terra e rochas chamada de crosta terrestre ou litosfera. Esta crosta não é lisa e uniforme, mas sim irregular e composta por placas tectônicas. Estas placas não são fixas, pois estão sob o magma (rocha fundida de alta temperatura).
Estas placas tectônicas estão em constante movimento, exercendo pressão umas nas outras. Muitos terremotos são ocasionados pela energia liberada pelo choque entre estas placas. Regiões habitadas, que estão situadas nestas áreas, recebem maior impacto destes terremotos.