Iniciar um novo ano de aulas é um acontecimento singular.
É uma mistura de festa, expectativas, ansiedade, preocupação...
É reencontro de colegas, novas amizades, curiosidade sobre os estudos,
promessa de estudar mais...
É também:
Aulas,
Horários a cumprir,
Professores,
Colegas e Amigos,
Estudar,
Testes, provas, trabalhos escolares, ...
Não podemos esquecer que:
Aprender é uma necessidade vital do ser humano. Não nascemos prontos, não estamos prontos. Somos provocados pelo mundo. Ele nos desafia, nos coloca em crise. E a crise é motivadora para o protagonismo do ser humano.É mergulhar no mistério da vida. É ir em direção ao novo que dá medo, encanta, desafia e impulsiona. Ser estudante é uma postura de vida. É ter a sensibilidade necessária para ver além do óbvio e da superficialidade que o cotidiano nos impõe. É ousar ter uma postura reflexiva sobre si mesmo e sobre o mundo. É conceber-se incompleto; como dizia o filósofo Sócrates: “A única coisa que sei é que nada sei”.
“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo,
as pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo”. Paulo Freire.
Portanto:
Ser estudante é ser sujeito do seu próprio processo educativo, sentindo-se interpelado pelo desejo de construir o seu conhecimento como forma de humanizar-se. Só que não acaba aí... Ser estudante é desejar que todas as pessoas, sem distinção, também tenham acesso a esta possibilidade.
Como diz Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação," educacionista é a pessoa que acredita na educação como um dos pilares da recuperação do Brasil".
Nenhum comentário:
Postar um comentário