Os Parâmetro Curricular Nacional do Ensino Médio, (PCNEMs) definem a Geografia como “a ciência do presente”, que contribui para pensar o espaço, enquanto uma totalidade na qual passam todas as relações cotidianas”. Ou seja, uma ciência de amplas possibilidades com o objetivo de se pensar uma totalidade das relações cotidianas.
As competências e habilidades a serem desenvolvidas em Geografia, segundo os PCN, são divididas em três eixos: representação e comunicação, investigação e compreensão e contextualização sociocultural, que de certa forma dão uma cientificidade ao ensino médio e permitem articular transversalmente e horizontalmente o conteúdo.
As Orientações Curriculares apresentam como objetivo da Geografia no Ensino Médio:
"o ensino da Geografia deve fundamentar-se em um corpo teórico-metodológico baseado nos conceitos de natureza, paisagem, espaço, território, região, rede, lugar e ambiente, incorporando também dimensões de análise que contemplam tempo, cultura, sociedade, poder e relações econômicas e sociais e tendo como referência os pressupostos da Geografia como ciência que estuda as formas, os processos, as dinâmicas dos fenômenos que se desenvolvem por meio das relações entre a sociedade e a natureza, constituindo o espaço geográfico" (Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2006. p. 43).
Portanto, temos o espaço geográfico como conceito norteador dos demais conceitos. E queremos desenvolver em nossos alunos a prática da pesquisa, incentivando a curiosidade, a dúvida e o desejo de saber mais. Também construir os conceitos e procedimentos necessários para uma leitura de mundo, através da compreensão do espaço geográfico, com suas dinâmicas e fenômenos.
Veja e acompanhe nosso planejamento para a 2ª série.
Olha eu aqui passando para aprender um pouquinho no ruyzão. Um ótimo carnaval para todos vocês!
ResponderExcluirOlha eu aí chegando mais uma vez, para prestigiar o blog de vocês. Salve a Geografia! :-)
ResponderExcluir