O que são terremotos
Terremotos ou sismos são vibrações na crosta terrestre provocadas pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície da Terra. Essas placas deslizam lenta e constantemente sobre uma camada de magma chamada astenosfera.
Os movimentos delas são também responsáveis pela deriva dos continentes e pela formação de montanhas e vulcões. O atrito entre as placas gera uma energia em potencial que, quando liberada, provocam vibrações que se propagam pela crosta, causando os abalos sísmicos.
O Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.
Há duas formas de medir a força dos tremores: pela sua magnitude e pela sua intensidade. "A primeira está associada com a energia liberada pelo terremoto, enquanto a segunda é o efeito causado por ele na superfície da Terra", explica Célia Fernandes, geofísica e técnica em sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). "Para medir a energia liberada pelo sismo, utilizamos a escala Richter, e para avaliar seus efeitos, utilizamos a escala Mercalli-Modificada", complementa.
Segundo o enviado especial do Grupo RBS, Daniel Scola,há um desabastecimento geral nos postos de combustíveis e mercados. Motoristas se amontoam nos postos à espera de combustíveis, mas não conseguem comida e abastecimento
As garrafas de água também são escassas em Tóquio. Com a falta de recursos e o fechamento de vários mercados, lojas de conveniência vendem os produtos pelo dobro do preço usual.Mais para o leste, centenas de integrantes do Exército, da Guarda Nacional e engenheiros trabalham para reconstruir as estruturas engolidas pelas ondas gigantes.
Veja no mapa, os locais mais atingidos pelo terremoto de magnitude 8,9 e que provocou um tsunami arrasando o nordeste do Japão.
Entenda o fenômeno e relembre outros tremores no Japão.
Terremoto pode ter deslocado eixo da Terra. Leia aqui.
Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/fotos/0,,OI149410-EI17716-TGAP,00-Tsunami+arrasta+embarcacoes+para+cidades+no+Japao+veja+fotos.html
http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1§ion=Mundo&newsID=a3239254.xml
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-se-mede-forca-terremotos-abalos-sismicos-489737.shtml
Muito bom post colega!Já indiquei a leitura para os alunos da EJA da escola estadual onde trabalho à noite.No blog da escola já coloquei um link para este.
ResponderExcluirAbraços