Páginas

segunda-feira, 14 de março de 2011

Tsunamis e Terremotos

As Placas Tectônicas são porções da crosta terrestre (litosfera) limitadas por zonas de convergência ou divergência.
Segundo a Teoria da “Tectônica das Placas”, a litosfera é constituída de placas que se movimentam interagindo entre si, o que ocasiona uma intensa atividade geológica, resultando em terremotos e vulcões nos limites das placas.
Atualmente considera-se a existência de 12 placas principais que podem se subdividir em placas menores. Elas são: Placa Eurasiática, Placa Indo-Australiana, Placa Filipina, Placa dos Cocos, Placa do Pacífico, Placa Norte-Americana, Placa Arábica, Placa de Nazca, Placa Sul-Americana, Placa Africana, Placa Antártica e Placa Caribeana.
Os movimentos das placas são devidos às “correntes de convecção” que ocorrem na astenosfera (camada logo abaixo da litosfera): as correntes de convecção são causadas pelo movimento ascendente dos materiais mais quentes do manto (magma) em direção à litosfera, que, ao chegar à base da litosfera, tende a se movimentar lateralmente e perder calor por causa da resistência desta e depois descer novamente dando lugar à mais material aquecido.

As placas tectônicas se movimentam e o choque entre elas provoca os terremotos

O que são terremotos


Terremotos ou sismos são vibrações na crosta terrestre provocadas pela movimentação de placas tectônicas presentes na litosfera, logo abaixo da superfície da Terra. Essas placas deslizam lenta e constantemente sobre uma camada de magma chamada astenosfera.
Os movimentos delas são também responsáveis pela deriva dos continentes e pela formação de montanhas e vulcões. O atrito entre as placas gera uma energia em potencial que, quando liberada, provocam vibrações que se propagam pela crosta, causando os abalos sísmicos.


Círculo de fogo do Pacífico, ou Anel de fogo do Pacífico (ou às vezes apenas Anel de Fogo), é uma área onde há um grande número de terremotos e uma forte atividade vulcânica, localizado na bacia do Oceano Pacífico. O Anel de Fogo do Pacífico tem a forma de ferradura, com 40.000 km de extensão e está associado com uma série quase contínua de trincheiras oceânicas, arcos vulcânicos, e cinturões de vulcões e / ou movimentos de placas tectônicas. O Anel de Fogo do Pacífico tem cerca de 452 vulcões e é o lar de mais de 75% dos vulcões ativos e latentes do mundo.


Há duas formas de medir a força dos tremores: pela sua magnitude e pela sua intensidade. "A primeira está associada com a energia liberada pelo terremoto, enquanto a segunda é o efeito causado por ele na superfície da Terra", explica Célia Fernandes, geofísica e técnica em sismologia do Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo (IAG-USP). "Para medir a energia liberada pelo sismo, utilizamos a escala Richter, e para avaliar seus efeitos, utilizamos a escala Mercalli-Modificada", complementa.



Segundo o enviado especial do Grupo RBS, Daniel Scola,há um desabastecimento geral nos postos de combustíveis e mercados. Motoristas se amontoam nos postos à espera de combustíveis, mas não conseguem comida e abastecimento
As garrafas de água também são escassas em Tóquio. Com a falta de recursos e o fechamento de vários mercados, lojas de conveniência vendem os produtos pelo dobro do preço usual.
Mais para o leste, centenas de integrantes do Exército, da Guarda Nacional e engenheiros trabalham para reconstruir as estruturas engolidas pelas ondas gigantes. 

Veja no mapa, os locais mais atingidos pelo terremoto de magnitude 8,9 e que provocou um tsunami arrasando o nordeste do Japão.
Entenda o fenômeno e relembre outros tremores no Japão.
Terremoto pode ter deslocado eixo da Terra. Leia aqui.


Fonte:
http://noticias.terra.com.br/mundo/asia/terremotonojapao/fotos/0,,OI149410-EI17716-TGAP,00-Tsunami+arrasta+embarcacoes+para+cidades+no+Japao+veja+fotos.html
http://www.infoescola.com/geografia/placas-tectonicas/
http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Mundo&newsID=a3239254.xml
http://revistaescola.abril.com.br/ciencias/fundamentos/como-se-mede-forca-terremotos-abalos-sismicos-489737.shtml

Um comentário:

  1. Muito bom post colega!Já indiquei a leitura para os alunos da EJA da escola estadual onde trabalho à noite.No blog da escola já coloquei um link para este.
    Abraços

    ResponderExcluir