Páginas

domingo, 29 de novembro de 2009

O que é o BRIC?


Bric = A sigla Bric dá nome a um grupo formado por países considerados, nos últimos anos, como potências econômicas emergentes: Brasil, Rússia, Índia e China. Entre 2008 e 2009, frente à crise econômica mundial, a importância do grupo ultrapassou a área econômica, e a presença desses quatro países tornou-se indispensável em todas as discussões políticas.

Este termo, ou esta sigla Bric foi concebido, em 2001, por uma equipe de pesquisadores do banco americano Goldman Sachs, que elaborou um estudo sobre estimativas de evolução dos mercados, da produção e da demografia na ordem econômica mundial. Segundo esse estudo, no decorrer das próximas décadas, Brasil, Rússia, Índia e China deverão ascender ao topo do ranking das maiores economias do planeta, desbancando potências como o Japão e Alemanha.

Dentre as consequências dessa evolução, devemos salientar a afluência de uma massa de novos consumidores. Segundo o Goldman Sachs, entre 2005 e 2015, os rendimentos de cerca de 800 milhões de pessoas (nos quatro países) poderão cruzar a marca de 3.000 dólares anuais, a linha divisória para o patamar de consumo de classe média. Considerando-se que há hoje no mundo cerca de 2 bilhões de pessoas nessa faixa de renda, o Bric pode fazer o mercado consumidor global crescer quase 50% em apenas dez anos.

Incluir quase 1 bilhão de novos consumidores no mercado certamente causará um impacto sem precedentes sobre a demanda de bens e serviços. Dessa forma, o consumo de aço dos quatro países, que em 2006 era de 143 milhões de toneladas, deve atingir 450 milhões até 2010. O de petróleo deve crescer de 15 milhões para 20 milhões de barris diários. Em 2006, 700 milhões de pessoas tinham acesso à telefonia móvel nos Bric - até 2011 serão quase 2 bilhões.

A força dos Bric provém, em grande parte, da enorme fatia da população mundial existente nos quatro países, onde vivem 2,7 bilhões de habitantes, o equivalente a 40% da humanidade.

Participação do bloco de países formado por Brasil, Rússia, Índia e China no total da demanda mundial(1)
Algodão 57% Trigo 36% Carne bovina 35% Aço 32% Geladeiras 21% Celulares 20% Petróleo 18% Alimentos 18% Computadores 17% Vestuário 14% Automóveis(2) 11%

Fontes: Euromonitor, International Iron and Steel Industry, IDC, Mittal Steel, Forrester Research, Teleco, Datamonitor, Goldman Sachs

Prós e contras

Alguns fatores que impulsionam a expansão econômica de cada um dos Bric e problemas que podem atrapalhar o crescimento desses quatro países emergentes

Brasil

Vantagens
*Potencial para ser o maior fornecedor mundial de produtos agrícolas;
*Grandes reservas minerais;
*Parque industrial diversificado.

Desvantagens
*Carga tributária pesada e informalidade disseminada em muitos setores;
*Infra-estrutura precária;
*Educação deficiente.

Rússia

Vantagens
*Reservas abundantes de petróleo e gás natural
*População com bom nível educacional
*Carga tributária baixa

Desvantagens
*População com média de idade elevada e baixo índice de natalidade
*Altos índices de corrupção e criminalidade

Índia

Vantagens
*Avanço em setores de tecnologia, como informática
*Grande população jovem e em crescimento acelerado
*Elite bem formada e atuante

Desvantagens
*Infra-estrutura precária, com áreas urbanas caóticas
*Sociedade organizada por sistema arcaico de castas e dividida por conflitos étnicos e religiosos

China

Vantagens
*Alta capacidade industrial
*Potencial para ter o maior mercado consumidor do mundo
*Investimento intensivo em infra-estrutura e educação

Desvantagens
*População com tendência de envelhecimento rápido
*Progresso realizado com grande devastação ambiental
*Sistema político ditatorial

Fonte:
http://portalexame.abril.com.br/revista/exame/edicoes/0873/negocios/m0084353.html
http://vestibular.uol.com.br/ultnot/resumos/potencias-emergentes.jhtm

Nenhum comentário:

Postar um comentário