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terça-feira, 2 de junho de 2009

Projeto: FRONTEIRAS NATURAIS: A QUESTÃO AMBIENTAL



Projeto: FRONTEIRAS NATURAIS: A QUESTÃO AMBIENTAL


Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Série: 2º ano do E.M.
Disciplinas envolvidas: Geografia



Professora coordenadora: Maria do Carmo Bigolin


JUSTIFICATIVA: Este pequeno projeto “A QUESTÃO AMBIENTAL” visa envolver os alunos das 2ª séries de nossa escola na conscientização e luta pela preservação da vida no planeta Terra. Acreditamos que quanto mais pessoas engajarem-se em defesa do meio ambiente, maior será a possibilidade de mudança do atual quadro de degradação. Também somos sabedores da importância de conhecer e buscar mais informações, conceitos e princípios sobre o meio ambiente e um convívio sustentável no mesmo. Queremos sensibilizar os jovens alunos a cumprirem seu papel de cidadania na sociedade e identificarem-se como autores na busca por um equilíbrio ecológico compatível com a presença da espécie humana na Terra. A mudança de pensamento e, principalmente, de atitudes, dependem do conhecimento adquirido, das habilidades e vontade de colocar estes conhecimentos em prática.

Temas:
1) Dinâmica Externa da Terra
2) A erosão e a contaminação dos solos
3) Impactos ambientais em biomas brasileiros
4) A atmosfera e a poluição do ar atmosférico
5) Água: escassez e poluição
6) Desenvolvimento Sustentável


Mídias disponíveis: Computadores: sites de pesquisa da Internet, Word, Movie Maker, Power Point, Slideshare, videos do Youtube.
Máquina Digital, celulares, pen drive, cd
Mídias impressas e on line - jornais e revistas.
OBS: Também será usada a Biblioteca da escola: livros, revistas e jornais.

Objetivos:

1) Conhecer as características do espaço natural, sua formação e intervenções humanas que resultaram em graves impactos ambientais ao longo dos séculos.

2) Apresentar os principais problemas ambientais que estão ocorrendo no mundo atualmente, dando enfoque para os problemas brasileiros.

3) Integrar o conteúdo programático da escola à realidade procurando melhorar a compreensão e a qualidade do conhecimento adquirido pelo educando.

4) Estimular a adoção de atitudes cotidianas adequadas “ ecologicamente corretas” para evitar a exploração excessiva e o desperdício dos recursos naturais;

5) Incentivar os alunos para que sejam propagadores dos conhecimentos adquiridos neste trabalho na escola, em sua residência, bairro, etc.

Metodologia (como fazer):
· Assistir a documentários e/ou vídeos;
· Dividir a turma em grupos;
· Cada grupo receberá um dos conteúdos a ser pesquisado;
· Pesquisar dados e conteúdos relativos ao assunto do grupo;
· Após a pesquisa realizada, passar para a execução e montagem do vídeo no Movie Maker.
· Apresentação dos trabalhos na sala de multimídia.

Resultados esperados:
Como a proposta é um trabalho de criação para cada grupo, espera-se que todos sejam curiosos, envolvam-se na pesquisa, dividam responsabilidades e construam conhecimentos na disciplina de Geografia bem como em relação ao seu envolvimento e responsabilidade como habitante da Terra.

Tempo previsto para conclusão:
10 aulas (com os 2 períodos semanais)

Critérios de avaliação:
Motivação, criatividade, envolvimento na realização das etapas de trabalho (pesquisa, coleta de notícias da escola e cidade, trabalho em grupo...), conteúdo relacionado ao tema e coerente, a escrita e a qualidade dos textos e das produções, apresentação ao grande grupo.

Forma de socialização das produções:
· A socialização de cada trabalho deverá ocorrer nas turmas envolvidas na sala de multimídia;

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