O que ensinar em Geografia
Este Blog foi criado para nossa disciplina de Geografia e mais precisamente para a 2ª Série do Ensino Médio.
Mas me deparei com esta reportagem na revista Nova Escola e não pude deixar de citá-la aqui e fazer nosso link até a referida matéria.
" O ensino de Geografia do 1º ao 5º ano deve se
apoiar em saídas de campo, leitura de textos de todos os gêneros e na produção
e interpretação de mapas".
Esta é a relação de conteúdos da disciplina de Geografia
ESCOLA: E.E.E. Médio Ruy Barbosa
SÉRIE: 2ª
DISCIPLINA: Geografia
1. O ESPAÇO DA PRODUÇÃO:
a) As atividades industriais;
- Elementos básicos para a industrialização;
- Tipos de indústrias e tecnopólos;
- Os processos de industrialização clássica, planificada e técnico-científica;
- Transformações do espaço;
- Energia.
- Mercado consumidor e mão de obra.
b) Atividades agropecuárias:
- A evolução das atividades agropecuárias;
- A influência das condições naturais e técnicas;
- Os modos e os sistemas de produção.
COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:
1.1. Analisar as novas relações entre cidade e campo.
1.1. 2. Compreender os sistemas agrícolas.
1.1.3. Diferenciar a agropecuária dos países desenvolvidos da dos países subdesenvolvidos.
1.1.4. Comparar os modos e sistemas de produção.
1.2.1. Analisar a dinâmica do processo industrial e as diferentes fases.
1.2.2. Caracterizar as concentrações industriais: NPIS, Europa, América do Norte e Japão.
1.2.3. Identificar as fontes energéticas.1.2.4. Conhecer as novas técnicas de biotecnologia
1.1. 2. Compreender os sistemas agrícolas.
1.1.3. Diferenciar a agropecuária dos países desenvolvidos da dos países subdesenvolvidos.
1.1.4. Comparar os modos e sistemas de produção.
1.2.1. Analisar a dinâmica do processo industrial e as diferentes fases.
1.2.2. Caracterizar as concentrações industriais: NPIS, Europa, América do Norte e Japão.
1.2.3. Identificar as fontes energéticas.1.2.4. Conhecer as novas técnicas de biotecnologia
2. O ESPAÇO DA CIRCULAÇÃO E A ECONOMIA GLOBAL:
- aos fluxos comerciais, de transporte e comunicações;
- o Sistema Financeiro Internacional (FMI, BIRD, etc);
- o processo de Globalização esuas implicações;
- Os Blocos Econômicos;
- Sistemas Capitalistas e Socialistas e suas implicações.
- o Sistema Financeiro Internacional (FMI, BIRD, etc);
- o processo de Globalização esuas implicações;
- Os Blocos Econômicos;
- Sistemas Capitalistas e Socialistas e suas implicações.
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
2.1. Classificar e comparar as relações comerciais de transporte e comunicações. Determinar as conseqüências provenientes de tais relações
2.2. Reconhecer o Sistema Financeiro Internacional e determinar as conseqüências provenientes de tais relações no contexto mundial.
2.3. Compreender o processo de Globalização e suas implicações no espaço
geográfico mundial (multilateralismo ou regionalização)
2.4. Reconhecer os blocos econômicos. Caracterizar as fases da formação dos blocos
2.5. Comparar as fases do Sistema Capitalista.
Identificar o capitalismo concorrencial monopolista.
Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
Compreender o subdesenvolvimento como conseqüência do desenvolvimento.
Interpretar a Política Neoliberal.
Analisar a evolução do socialismo no mundo.
2.2. Reconhecer o Sistema Financeiro Internacional e determinar as conseqüências provenientes de tais relações no contexto mundial.
2.3. Compreender o processo de Globalização e suas implicações no espaço
geográfico mundial (multilateralismo ou regionalização)
2.4. Reconhecer os blocos econômicos. Caracterizar as fases da formação dos blocos
2.5. Comparar as fases do Sistema Capitalista.
Identificar o capitalismo concorrencial monopolista.
Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
Compreender o subdesenvolvimento como conseqüência do desenvolvimento.
Interpretar a Política Neoliberal.
Analisar a evolução do socialismo no mundo.
3. ASPECTOS DA POPULAÇÃO:
- Estrutura, crescimento e distribuição da população;
- Explosão demográfica X problemas de alimentação;
- Urbanização;
- Hierarquia urbana;
- Conurbação;
HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:
3.1. Analisar o comportamento das pirâmides etárias.Diferenciar o conceito de países populosos de povoados (população relativa e absoluta).Analisar os deslocamentos populacionais ou migratórios
3.2. Comparar as principais políticas demográficas contemporâneas.
3.3. Problemas de infra-estrutura urbana.Impactos ambientais urbanos.Movimentos sociais urbanos.Analisar as diferentes estruturas urbanas.Verificar a problemática do impacto sócio ambiental na rede urbana.Analisar o processo de urbanização em todas as fases de sua evolução.
ESTRATÉGIAS:
- Aula expositiva interativa;
- Leitura e interpretação de textos, jornais e revistas on line e impressos;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral;
- Pesquisa bibliográfica;
- Análise e comentários de vídeos e textos;
- Trabalho em grupos:
- Uso de recursos das TIC.
A CONSTRUÇÃO DO ESPAÇO GEOGRÁFICO
A VELHA ORDEM MUNDIAL
INÍCIO – natureza determina a sobrevivência – Nomadismo.
1ª MUDANÇA – Sedentarismo – desenvolvimento dos instrumentos de trabalho e a “invenção” da agricultura e da pecuária.
2ª MUDANÇA – Comércio – trocas – relações espaciais e culturais – acirramento dos conflitos entre os povos.
3ª MUDANÇA – Capitalismo Comercial – grandes navegações – incorporação e domínio de novas terras – mundialização – globalização .
4ª MUDANÇA – Revolução Industrial – modificação nos meios de produção e difusão da cultura européia (europeização do mundo) = maior competição, concentração da população nas cidades e ampliação do lucro.
5ª MUDANÇA – Imperialismo = aumento da produção e necessidade de matéria-prima – domínio econômico – Capitalismo Concorrencial.
6ª MUDANÇA – 2ª Revolução industrial – Capitalismo Monopolista – empresas multinacionais.
7ª MUDANÇA – 2ª Guerra Mundial – Guerra Fria – criação da OTAN e do Pacto de Varsóvia – Bipolaridade.
8ª MUDANÇA – (1952)- Divisão do mundo em:
1º Mundo – capitalistas desenvolvidos
2º Mundo – socialistas
3º Mundo – subdesenvolvidos
9ª MUDANÇA – queda do socialismo e formação do Mundo Multipolar.
11/1989 – queda do muro de Berlin
10/1990 - reunificação da Alemanha
1991 – desintegração da URSS
O uso do GPS
No site da Revista Educação, da Editora Segmento, mais precisamente no Especial TECNOLOGIA, Carmen Guerreiro escreve sobre as Novas possibilidades que o GPS pode ter.
Afirma que " Aliado a outras tecnologias, o GPS é usado
por professores de diversas disciplinas para ensinar conceitos de localização
em situações reais".
A reportagem na íntegra você encontra aqui.
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