Páginas

sexta-feira, 9 de abril de 2010

Para criar um WIKI

Para criar um Wiki, siga os seguintes passos:


1- Criar uma Pasta nos Meus Documentos com o nome de um dos componentes do grupo e a série.


Dentro da pasta, vocês irão colocar todas as imagens, vídeos, documentos do Word em que salvaram ou criaram algum texto, enfim, colocarão tudo oque vocês irão usar para elaborar a wiki de vocês.

2- Entrar no endereço: http://www.zoho.com/
Abrirá esta página:

4- Clicar em inscrever-se Grátis
5. Complete-a com o que se pede:

6. Clique no quadrinho 7. E após em 8. Abrirá o quadro abaixo que diz
"Um e-mail de verificação foi enviado para .................. Por favor, clik no link indicado no e-mail para que CONFIRME SUA Inscrição.

9- Vá até a página de seu email e procure o email enviado pelo Zoho.
No email Confirme clicando como onde está a seta
Abrirá:
10. Digite sua senha escolhida para abrir a wiki do Zoho.
Confirmar.

11. Abrirá "Confirmação de registro de e-mail"
Clique em Assinatura do Continue

12. Teremos a página inicial do ZOHO para fazermos o login: 13. Complete com o seu email e a senha para entrar no Zoho.

Clicar em
14- Esta é a página inicial do Zoho.

Navegue a vontade para conhecer o ambiente.

15-Para fazermos a WIKI onde iremos postar os trabalhos realizados neste ano, 16- Clique no local onde está escrito WIKI, bem à direita:
17- Ao abrir esta nova página

18- Clique em Toda a gente no mundo(public)

19-Escolher o modelo que mais agradou, Clicando em um dos modelos apresentados.

20- Clicando em Preview você irá visualizar como ficará a página da wiki que escolheste. Feche.
21- Clique em Salvar e Continuar

EIS MINHA WIKI:

22- Clicar no nome da página ( neste caso escolaruyzao)

23- Depois irás clicar em
24- Ao clicar em EDITAR você estará apto a manusear a tua WIKI da maneira que quizer


25- Esta é a página para editar, construir, fazer a WIKI.

Bom Trabalho!

O QUE É WIKI


Wiki

Em primeiro lugar vamos explicar o que é um WIKI:
O nome Wiki derivou de um termo havaiano “wiki wiki,” que significa “muito rápido” e representa a idéia básica da proposta desta ferramenta que é a de apoiar uma processo de autoria coletiva de forma simplificada.
Um wiki é realmente um método rápido para criar conteúdo em grupo. Atualmente constitui uma solução muito popular na web para criar documentos coletivamente.

O Wiki é um software colaborativo que permite ao usuário editar coletivamente documentos hipertextuais e publicá-los em tipos específicos de páginas da Internet, as quais chamamos também de Wiki.

Wiki é um tipo de site que permite que todas as pessoas nele cadastradas alterem o conteúdo de suas páginas, sem a necessidade de esperar por um administrador ou moderador.
É um lugar aberto, onde quem quiser entrar e acrescentar alguma coisa está livre para fazê-lo a todo o momento. Isso significa que não é uma 'equipe do site' a responsável por desenvolvê-lo, mas todos os interessados! As portas estão abertas!

Um wiki é uma coleção de documentos coletivamente escritos via web. A proposta deste tipo de sistema é permitir a criação e ampliação de repositórios WWW de maneira fácil e rápida, por pessoas leigas na tecnologia web.

A estrutura de hypertexto, colaborativamente construído do ambiente Wiki, não apenas enseja diferentes travessias do texto, percorrendo-o em diversas direções, de acordo com a vontade do estudante, mas demanda que ele se adapte a um contexto onde a cada travessia o caminho pode ter sido modificado. A travessia em várias direções permite analisar os mesmos tópicos, mas sob parâmetros de observação diferentes, o que possibilita uma melhor compreensão dos mesmos.
E então:

Basicamente, uma página wiki é uma página da Web de cuja criação todo mundo na classe pode participar, usando apenas o navegador, sem precisar saber a linguagem HTML.

Um wiki começa com uma primeira página e cada autor pode adicionar outras páginas para o wiki, simplesmente criando um link para uma página que ainda nem exista (pode vir a ser criada depois).
Usualmente não há um editor principal de um wiki, nenhuma pessoa tem o controle editorial final. Ao invés disso, a comunidade edita e desenvolve seu próprio conteúdo. O consenso emerge a partir do trabalho de muitas pessoas em um documento.
FONTE: