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quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Lições do Rio Grande.


Olá queridos alunos dos 2º anos:

Iniciaremos o ano letivo de 2010 trabalhando com o material elaborado e fornecido pela Secretaria de Estado da Educação do RS.

Os cadernos do Professor, acompanhados dos cadernos do Aluno, são organizados nas mesmas áreas do conhecimento do Referencial Curricular.

As atividades dos referidos cadernos consistem em exemplos de como o Referencial Curricular pode ser implementado em aulas que possam ser motivadoras e atraentes para nosssos alunos.

As grandes competências a serem desenvolvidas por todas as áreas do conhecimento são: LER, ESCREVER E RESOLVER PROBLEMAS.



PLANO DE TRABALHO COM BASE NAS
"LIÇÕES DO RIO GRANDE"



Escola: Estadual de Ensino Médio Ruy Barbosa
Disciplina: Geografia
Professor: Maria do Carmo Bigolin
Série: 2ª
Turmas de aplicação: 201, 202, 203, 204, 205
Trimestre letivo: 1º
Previsão de carga horária: 6 horas aula

1- TEMAS ESTRUTURANTES:
As transformações do mundo atual e seus impactos, nos âmbitos local, nacional e mundial. Idéias e ações.

2- COMPETÊNCIAS:
- Contextualizar e reconhecer problemas que afetam a humanidade neste início do século, nos âmbitos local, nacional e mundial;
- Ler de maneira crítica e interpretar textos relativos aos referidos problemas que afetam a humanidade fazendo argumentações a respeito dos mesmos;


3- HABILIDADES:
- Identificar e listar as tensões/ problemas que afetam a humanidade neste início do século em nível local, nacionais e mundiais;
- Selecionar e registrar as informações sobre o tema em diferentes fontes;
- Expressar, relacionar e argumentar os conhecimentos prévios e o cotidiano;
- Ler, analisar e comparar dados;
- Organizar síntese;
- Propor alternativas, utilizando os conhecimentos adquiridos e comunicando-se com coerência e coesão.

4- CONHECIMENTOS/BLOCOS DE CONTEÚDOS:
- Questões (problemas) que afetam a vida do homem neste início do Século XXI em âmbito local, nacional e global nos mais diferentes setores tais como: político, social, cultural e ambiental.
- As relações de poder;
- conflitos;
- Qualidade de vida e sobrevivência dos povos.

5- ESTRATÉGIAS/OPERACIONALIZAÇÃO:
- Aula expositiva interativa;
- Leitura e interpretação em jornais e revistas on line e impressos;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral e comentário sobre os problemas levantados e do âmbito dos mesmos.

6- RECURSOS:
- computadores do Laboratório de informática Educativa;
- sites de busca e de jornais e revistas on line;
- jornais impressos
- livro do aluno;
- revistas ;
- atlas;
- livro do aluno "Lições do Rio Grande".

Conteúdo Programático Ano Letivo de 2010:







Esta é a relação de conteúdos da disciplina de Geografia


para o Ano Letivo de 2010:


ESCOLA: E.E.E. Médio Ruy Barbosa

SÉRIE: 2ª

DISCIPLINA: Geografia


1. O ESPAÇO DA PRODUÇÃO:

a) As atividades industriais;

- Elementos básicos para a industrialização;
- Tipos de indústrias e tecnopólos;
- Os processos de industrialização clássica, planificada e técnico-científica;
- Transformações do espaço;
- Energia.
- Mercado consumidor e mão de obra.


b) Atividades agropecuárias:

- A evolução das atividades agropecuárias;
- A influência das condições naturais e técnicas;
- Os modos e os sistemas de produção.

COMPETÊNCIAS/ HABILIDADES:

1.1. Analisar as novas relações entre cidade e campo.
1.1. 2. Compreender os sistemas agrícolas.
1.1.3. Diferenciar a agropecuária dos países desenvolvidos da dos países subdesenvolvidos.
1.1.4. Comparar os modos e sistemas de produção.
1.2.1. Analisar a dinâmica do processo industrial e as diferentes fases.
1.2.2. Caracterizar as concentrações industriais: NPIS, Europa, América do Norte e Japão.
1.2.3. Identificar as fontes energéticas.1.2.4. Conhecer as novas técnicas de biotecnologia


2. O ESPAÇO DA CIRCULAÇÃO E A ECONOMIA GLOBAL:

- aos fluxos comerciais, de transporte e comunicações;
- o Sistema Financeiro Internacional (FMI, BIRD, etc);
- o processo de Globalização esuas implicações;
- Os Blocos Econômicos;
- Sistemas Capitalistas e Socialistas e suas implicações.

HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

2.1. Classificar e comparar as relações comerciais de transporte e comunicações. Determinar as conseqüências provenientes de tais relações
2.2. Reconhecer o Sistema Financeiro Internacional e determinar as conseqüências provenientes de tais relações no contexto mundial.
2.3. Compreender o processo de Globalização e suas implicações no espaço
geográfico mundial (multilateralismo ou regionalização)
2.4. Reconhecer os blocos econômicos. Caracterizar as fases da formação dos blocos
2.5. Comparar as fases do Sistema Capitalista.
Identificar o capitalismo concorrencial monopolista.
Constatar a emergência de uma nova ordem mundial.
Compreender o subdesenvolvimento como conseqüência do desenvolvimento.
Interpretar a Política Neoliberal.
Analisar a evolução do socialismo no mundo.

3. ASPECTOS DA POPULAÇÃO:

- Estrutura, crescimento e distribuição da população;

- Explosão demográfica X problemas de alimentação;
- Urbanização;
- Hierarquia urbana;
- Conurbação;
- Favelização.


HABILIDADES E COMPETÊNCIAS:

3.1. Analisar o comportamento das pirâmides etárias.Diferenciar o conceito de países populosos de povoados (população relativa e absoluta).Analisar os deslocamentos populacionais ou migratórios
3.2. Comparar as principais políticas demográficas contemporâneas.
3.3. Problemas de infra-estrutura urbana.Impactos ambientais urbanos.Movimentos sociais urbanos.Analisar as diferentes estruturas urbanas.Verificar a problemática do impacto sócio ambiental na rede urbana.Analisar o processo de urbanização em todas as fases de sua evolução.



ESTRATÉGIAS:

- Aula expositiva interativa;
- Leitura e interpretação de textos, jornais e revistas on line e impressos;
- Registros no caderno do aluno;
- Relato oral;
- Pesquisa bibliográfica;
- Análise e comentários de vídeos e textos;
- Trabalho em grupos:
- Uso de recursos das TIC.

terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

DICAS para 2010


Queridos alunos:
Para iniciarmos este ano letivo de 2010, gostaria de lembrar, de sugerir algumas dicas para que nossas aulas e consequentemente a construção do teu conhecimento sejam excelentes.
Aí vai:
Como tornar mais produtivo o teu estudo:

2- Assuma a responsabilidade de ser estudante:
Vá à escola todos os dias, preste atenção nas aulas, estude em casa, faça o dever, tire suas dúvidas com o professor, respeite os funcionários da escola e os colegas, e observe as regras. Ser bom aluno e gostar de aprender são ações importantes, que vão te ajudar a ter um projeto de vida e a realizá-lo!
3- Não abra mão de teu direito de aprender:
A escola tem o dever de ensinar. Para saber o que você vai aprender ao longo do ano, peça ao diretor conhecer a proposta pedagógica. Acompanhe seu cumprimento. Pergunte sempre que tiver dúvida. Busque ir além do conhecimento transmitido em sala de aula. Seja curioso. Pesquise. Reflita. Questione. Discuta.
4- Leia bastante:
É muito importante que você saiba ler bem, isso vai te ajudar a aprender muito, sobre muitos assuntos, e pela vida toda. Procure livros, revistas, jornais sobre temas que te interessam. Frequente bibliotecas, elas costumam ter acervos ótimos, e bem diversificados. Não adianta a gente só aprender a ler e escrever. Para ler bem, é preciso ler muito, ler sempre, sobre vários temas.
5- Faça o máximo para não repetir de ano:
Se você tiver dificuldades na escola, converse com seus pais, com seus professores ou com o diretor, explique que está com problemas e defina, com eles, a melhor maneira de recuperar o tempo perdido. Quem sabe, você precise de algumas aulas de reforço, leituras extras, alguns exercícios a mais. O importante é tentar resolver as dificuldades ao longo do ano, com o apoio dos professores, e fazer o máximo para não repetir de ano.
6- Converse sobre a escola com teus pais:
Converse com sua família sobre o seu dia a dia na escola. Você não precisa falar só de notas ou das dificuldades e problemas: você pode contar para eles o que está aprendendo, pode ensinar a eles coisas novas, dizer como são as aulas e os professores, se os seus colegas são legais, de quais matérias você mais gosta. Divida com eles suas experiências escolares, vitórias, dificuldades e expectativas. Assim, eles poderão te ajudar a alcançar os seus objetivos e superar as dificuldades que aparecerem.
7- Cuide de tua saúde:
Você sabia que parte dos alunos que têm dificuldade de aprender tem algum problema de visão ou audição? Fique atento! Se você não enxerga bem o quadro verde, se as letras ficam embaralhadas no papel, é muito mais difícil prestar atenção e aprender a matéria. A mesma coisa acontece com a audição: quem não ouve direito perde a chance de entender o que o professor explica e acaba ficando desmotivado. Se você tem dores de cabeça freqüentes, dores de ouvido, se não consegue ler o nome do ônibus ou uma placa de trânsito, converse com seus pais e peça que eles te levem ao posto de saúde mais próximo. Problemas de visão e audição podem ser tratados e, com isso, você vai conseguir aprender mais e melhor.
8- Ajude teus colegas e outros estudantes:
Se você é bom em matemática ou em alguma outra matéria, que tal ajudar seus colegas e outros alunos nos estudos, dividindo com eles aquilo que você sabe bem? Converse com os professores, com o diretor, com os outros alunos e procure saber como ajudar.
9- Cobre teu direito a uma Educação de qualidade:
Você tem direito, por lei, a uma Educação de qualidade. Portanto, cobre que esse direito seja efetivado. A troca de idéias entre você, seus colegas, as famílias de cada aluno, os professores, o diretor da escola pode ajudar muito a encontrar soluções diferentes para os mesmos problemas.
10- Respeite a equipe de tua escola
Se você quer uma boa escola para estudar, é importante que todos se sintam bem em estar lá. Isso inclui os alunos, os professores e os funcionários. Conheça e respeite as normas, valorize e coopere com o trabalho de todos.
11- Apóie a integração entre escola e comunidade:
Apóie a abertura da escola para a comunidade: organize e participe em eventos de esportes, música, teatro, cinema nas dependências da escola e em horários em que não haja aulas, e incentive seus amigos a participarem também. Quando a escola é pública, ela é de cada um de nós! Dos alunos, de pais, dos professores, dos funcionários. Cuide da escola com o mesmo carinho que você cuida da sua casa e das coisas que você gosta. Afinal, ela é sua também!
Estas dicas também são importantes:
- Estudar mais a área do conhecimento que menos gosta.
- Distinguir “não gostar do professor” de “não gostar do conteúdo apresentado pelo professor”.
- Não estudar somente por nota, mas estudar porque irá aprender mais.
- Criar interesse pelo estudo, lendo cada vez mais.

- Procurar, vez por outra, estudar com a ajuda de colegas, amigos,...

- Fazer da escola um lugar de orientação, estudar mesmo é o que se faz para lém da escola, por conta própria.
- Organizar um horário para as suas atividades, reservando tempo para estudar.
- Nas áreas do conhecimento como: Matemática, Português, Inglês, Física, Química o ideal é refazer as atividades dadas em sala de aula, pois é praticando que teremos a certeza de que saberemos fazer.
- Nas áreas do conhecimento como: História, Geografia, Biologia, Ciências temos que esquecer a “decoreba”. O importante é entender a idéia do conteúdo apresentado.
- Lembrar que estudar antecipadamente só traz benefícios, então não espera para estudar um dia antes da prova.
(Pe. Adilson Schio, ms - publicado na revista Salette - janeiro e fevereiro de 2008, p. 43)

Então estamos combinados:
Este ano de 2010 será um ano de muita aprendizagem, parceria, criatividade, estudo, participação, etc, etc.

Volta às aulas 2010 !




Iniciar um novo ano de aulas é um acontecimento singular.


É uma mistura de festa, expectativas, ansiedade, preocupação...


É reencontro de colegas, novas amizades, curiosidade sobre os estudos,


promessa de estudar mais...


É também:

Aulas,

Horários a cumprir,

Professores,

Colegas e Amigos,
Estudar,

Testes, provas, trabalhos escolares, ...

Não podemos esquecer que:



Aprender é uma necessidade vital do ser humano. Não nascemos prontos, não estamos prontos. Somos provocados pelo mundo. Ele nos desafia, nos coloca em crise. E a crise é motivadora para o protagonismo do ser humano.É mergulhar no mistério da vida. É ir em direção ao novo que dá medo, encanta, desafia e impulsiona. Ser estudante é uma postura de vida. É ter a sensibilidade necessária para ver além do óbvio e da superficialidade que o cotidiano nos impõe. É ousar ter uma postura reflexiva sobre si mesmo e sobre o mundo. É conceber-se incompleto; como dizia o filósofo Sócrates: “A única coisa que sei é que nada sei”.

“Ninguém educa ninguém, ninguém educa a si mesmo,
as pessoas se educam entre si, mediatizadas pelo mundo”. Paulo Freire.

Portanto:
Ser estudante é ser sujeito do seu próprio processo educativo, sentindo-se interpelado pelo desejo de construir o seu conhecimento como forma de humanizar-se. Só que não acaba aí... Ser estudante é desejar que todas as pessoas, sem distinção, também tenham acesso a esta possibilidade.

Como diz Cristovam Buarque, ex-ministro da Educação," educacionista é a pessoa que acredita na educação como um dos pilares da recuperação do Brasil".