Ijuí - Escola Ruyzão - Geografia - Ver o mundo com um outro olhar ... Venha comigo!

quinta-feira, 30 de junho de 2011

Maior ponte sobre o mar

China investe US$ 2,3 bi para construir maior ponte sobre mar


A China inaugurou nesta quinta-feira, dia 30/06/2011, a mais longa ponte sobre o mar domundo, com 36,48 km, na cidade litorânea de Qingdao.
Veja mais imagens da ponte aqui.

terça-feira, 28 de junho de 2011

Inverno no Hemisfério Sul.

Ruínas de São Miguel
No dia 21 de junho às 03h46m (madrugada), teve início oficialmente o inverno para nós que moramos no Hemisfério Sul.

 Solstício de Inverno - quando o dia  é mais curto e a noite é a mais longa no ano. Como agora estamos nesta situação no Hemisfério Sul, o Hemisfério Norte se encontra na situação oposta, isto é, eles estão no Solstício de Verão (onde, por consequência, o dia é mais longo e a noite mais curta). Isso se explica pela chamada   
Inclinação Axial da Terra, que viaja como que “inclinada” pelo espaço, em 23º 26′, para ser exato. Não fosse por esta inclinação, não haveria estações do ano. O Equador seria a região que receberia a luz do sol em intensidade máxima durante o ano todo (e possivelmente seria muito mais quente do que é), e o dia teria duração igual nos pólos (que estariam constantemente gelados) ou nos trópicos.
Portanto, quando um hemisfério se encontra mais exposto ao Sol (tendendo a receber mais calor, durante a estação chamada Verão), o outro se encontra necessariamente menos exposto ao astro (recebendo menos calor, durante o Inverno). O solstício é o momento em que a diferença atinge seu nível máximo.

Frio intenso ao amanhecer e  geada em todo nosso Estado.  Leia aqui como esteve  o tempo e as temperaturas nestes últimos dias.

Dia mais frio do ano em Ijuí ( dia 17 de junho). Veja aqui as imagens registradas pela fotógrafa Roseane Barbian.

URL das imagens:

quinta-feira, 9 de junho de 2011

Palestra com equipe do IBGE de Ijuí.

Na quinta-feira passada, dia 02 de junho, a equipe do IBGE de Ijuí, estive, a nosso convite, palestrando com os segundos anos de nossa escola, o Ruyzão.

O objetivos de promover a referida palestra foi:
*  introduzir e incentivar os alunos para o assunto população como conteúdo do segundo trimestre;
*  conhecer melhor o trabalho do IBGE a nível nacional e ijuiense;
*  trazer os dados pesquisados e a realidade ijuiense;
*  entender melhor os conteúdos relacionados ao tema em estudo;
*  responder questionamentos dos alunos. 


A palestra agradou aos alunos que permaneceram silenciosos e prestando atenção.  Respondiam aos questionamentos  feitos mostrando que estavam "ligados" no assunto e na esperança de receber um mimo.


Nesta semana retomamos em sala de aula os assuntos tratados na palestra e pudemos ver que o assunto e a palestra agradaram e  que o aproveitamento foi 10!
Obrigada equipe do IBGE, e amiga Elis.
Parabéns alunos pelo comportamento de vocês e pela aprendizagem.